CidadesHomeSanto André

Santo André investe em inovação e tecnologia no serviço público

Cidade adota medidas inovadoras em diversas áreas, implementa soluções e colhe os frutos das práticas implantadas

Santo André segue avançando em direção à tecnologia. A cidade já vive e sente os efeitos das práticas já implantadas, projetando os próximos passos para se manter na vanguarda de diversos métodos e processos, como aconteceu na construção do CITE, na implantação dos sistemas Onda Verde e Reconhecimento Facial, na adoção dos serviços pelo WhatsApp e na introdução do Papel Zero.

“Em Santo André, tecnologia não é discurso, é prática. Cada solução implantada tem um propósito claro: melhorar a vida das pessoas, tornar os serviços públicos mais eficientes, salvar vidas e preparar a cidade para o futuro. Estamos investindo em inovação com responsabilidade, planejamento e parcerias, porque acreditamos que uma cidade inteligente é aquela que usa a tecnologia para cuidar melhor das pessoas, do meio ambiente e dos recursos públicos”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.

foto divulgação

 

O CITE (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo) entrou em operação no fim de 2025. Com 8 mil m² de área construída, o complexo conta com laboratórios de inteligência artificial, Indústria 4.0, IoT (internet das coisas), incubadora de startups, auditórios, salas de qualificação e reunião, e muito mais, operando em parceria com universidades e centros de pesquisa que integram a rede local de inovação.

foto divulgação

 

Tecnologia de mobilidade urbana aplicada à emergência médica, o Onda Verde permite a abertura coordenada de semáforos (ou a manutenção do mesmo aberto) quando há aproximação de ambulâncias do SAMU, facilitando a passagem das viaturas durante ocorrências. O principal objetivo é reduzir o tempo de resposta nos atendimentos, aumentar a eficiência do socorro e contribuir diretamente para salvar vidas.

foto divulgação
foto divulgação

 

Exitoso na identificação e posterior captura de criminosos procurados pela Justiça, o sistema de Reconhecimento Facial foi implementado na cidade e está sob controle do COI (Centro de Operações Integradas), que assumiu um papel central na arquitetura de segurança pública de Santo André, funcionando como um núcleo de inteligência que integra a Guarda Civil Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Militar. O município dispõe de 837 câmeras em operação, dez delas com a tecnologia de reconhecimento facial, que já auxiliaram nas prisões de 14 foragidos.

 

Por meio do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, a Prefeitura de Santo André realiza 35 serviços auto consumíveis, os quais também podem ser acessados pelo Colab, que vão desde os relacionados a Finanças, como certidões, segundas vias, consultas de processos, parcelamentos de débitos e emissão de guias, a inscrições da Escola de Ouro, informações sobre castração e adoção do Bem-Estar Animal, e pedidos de zeladoria, como buraco na via, poda e remoção de árvore, comunicação de mato alto entre outros. Nos últimos meses, foram quase 100 mil atendimentos digitais realizados nos números (11) 4433-0123 (WhatsApp) e na central 0800 019 1944.

O Papel Zero, por sua vez, foi instaurado a partir do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), que vem promovendo a substituição de processos administrativos da Prefeitura do papel para o digital. Em sete meses, foram 1,2 milhão de folhas de papel economizadas, o equivalente a aproximadamente R$ 370 mil que deixaram de ser gastos pelos cofres públicos e 123 eucaliptos preservados.

Outras práticas – Santo André implementou outras soluções tecnológicas recentemente, como o Bairro Inteligente. A Vila Camilópolis foi o primeiro, com sensores multifuncionais irão realizar a coleta de dados como a qualidade do ar, a temperatura, a umidade, a luminosidade, a emissão de CO₂, a radiação solar, o volume de chuva (por meio do fluviômetro), os níveis das bocas de lobo inteligentes, o ponto de orvalho, o nível de ruído (através do decibelímetro), wi-fi livre, semáforos inteligentes, monitoramento em tempo real, entre outros.

A cidade ainda contará em breve com mais de 560 bueiros inteligentes (desenvolvidos em Santo André e que apontam quando é necessária limpeza do mesmo, evitando acúmulo de sujeira e pontos de alagamento), dispõe de aproximadamente 50 pontos de wi-fi livre à população (e quer chegar a 100), construiu um parque fotovoltaico com quatro usinas solares, aplicativo de acompanhamento para o transporte público, CEP Digital Empreendedor (parceria com o Google que formaliza endereços em comunidades), Siga Invest, a Vacina Digital (óculos de realidade virtual para auxiliar na imunização de crianças) e muito mais.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo