Tite Campanella afirma que 2026 será o ano para entregar o que a cidade espera
Com exclusividade, o prefeito de São Caetano falou ao REPÓRTER sobre os ajustes de 2025 e o que será feito em 2026
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella – PL, falou com exclusividade ao REPÓRTER, na manhã da última quinta-feira (05), na inauguração da Casa Caramelo – Centro de Atenção à Saúde Animal, no Jardim São Caetano, quando esteve ao lado da secretária de Saúde, Adriana Berringer Stephan, e da coordenadora do Bem-Estar Animal do município e médica veterinária, Drª. Maria Helena Cavallari.

Ao REPÓRTER, o liberal garantiu que não haverá surpresas para este ano que se inicia, e que a Administração dos recursos públicos será realizada de forma responsável e de maneira que fique a contento do que o morador da São Caetano espera.
“Não tem surpresa, não. Aliás, a gente vai fazer as coisas do jeito que têm que ser feitas, do que jeito que a cidade espera, com muito juízo, precaução e com muito cuidado para não dar o passo maior que a perna”, garantiu o prefeito.
Antes de finalizar, Tite afirmou que sua gestão atuará para “poder manter São Caetano bem gerida durante todo os anos, portanto, esse é o nosso principal objetivo, entregando sempre um produto de qualidade”, disse o chefe do Executivo.

Entretanto, Tite foi sucinto ao falar dos planos para 2026, porém, lembrou de como foram os doze meses do ano anterior e se comprometeu a atender às necessidades dos moradores do município.
“O principal é entregar, até porque 2025 foi para acertar as contas, e agora, em 2026, é começar a entregar as coisas que a cidade espera da gente”, se comprometeu o liberal.
Agora, sobre a Casa Caramelo, o prefeito explicou que o novo ambiente funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h. às 17h., porém, a metodologia de agendamento foi alterada e Tite explicou o porquê, ao lamentar a falta de comprometimento de quem precisa do sistema público, mas não cumpre com sua responsabilidade.
“A pessoa vem aqui e faz o pedido de atendimento e agenda pessoalmente, porque é como eu disse: por telefone, o nosso absenteísmo, a falta de quem marcava a consulta, era de 40%. Então, agora, a gente pede que a pessoa venha aqui para fazer o agendamento”, esclarece o chefe do Executivo.
Sendo assim, o novo espaço em que está localizada a Casa Caramelo, no mesmo terreno do Bosque do Povo, no entanto, com entrada pela rua Matilde, 50, oferecerá castração para cães e gatos diariamente, com a possibilidade de realizar até 20 procedimentos do gênero por dia, alcançando no final de 2026 a marca de cerca de 5.000 castrações.
Contudo, de volta ao absenteísmo, Tite explicou o impacto que o não comparecimento às agendas causa na Administração Municipal, seja nos cofres públicos, na rotina dos profissionais e até para os outros munícipes que precisam do serviço, mas dependem de vaga.
“As pessoas têm que ter consciência, aliás, eu disse também que na saúde humana a gente enfrenta esse problema muito grande. As pessoas têm que ter um pouco mais de responsabilidade com a coisa pública”, pediu Tite, que ressaltou onde os impactos da irresponsabilidade ocorrem:
“O dinheiro é de todo mundo que paga pela Saúde da cidade, mas, quando você deixa de vir, além de desperdiçar recursos públicos, porque o médico está sendo pago, tem toda a equipe que tenta correr para fazer encaixe para não perder aquele médico que está trabalhando, aí você acaba voltando para o final da fila”, lamenta e explica o que acontece com quem se ausenta da agenda dos serviços municipais.
Antes de finalizar, Tite esclareceu que as reclamações sobre filas de espera não procedem, pois ao faltar na consulta, exame ou qualquer outro serviço agendado pela Municipalidade, o munícipe terá seu nome inserido no final da fila e por isso deverá esperar mais tempo, porém, não pelo tamanho da fila, mas sim pela falta de comprometimento com o serviço público municipal e seus agendamentos.
“E voltando para o final da fila, vai novamente ter que entrar em todo o processo mais uma vez, e aí vai ficar xingando o prefeito, a secretária, porque está na fila há muito tempo, quando não é verdade, ou seja, foi porque você faltou no exame, faltou na consulta”, elucidou as críticas sobre demora em filas de espera.
Por isso, uma das medidas adotadas na Casa Caramelo é não aceitar mais o agendamento por telefone, portanto, o tutor ou tutora do pet deverá comparecer pessoalmente para realizar o agendamento.
E para concluir, o chefe do Executivo falou sobre a futura reforma do canil da cidade.
“Desde 2002, foi feita a última obra, a situação de lá é muito ruim e, durante o meu período como vereador sempre recebi muita reclamação das ONGs, dos tutores, de todo mundo que tem essa preocupação e da própria equipe que trabalha lá dentro”, salientou Tite.
Nesse sentido, o prefeito voltou a falar que, em 2025, o impedimento foi a falta de recursos financeiros para a realização da reforma do canil, mas que esta deve ocorrer este ano.
Além de tudo isso, a ideia é também convidar o morador, o cidadão que não tem conhecimento para conhecer as feiras de adoção e “entender como a Municipalidade trata esses bichinhos, e que, portanto, é da mesma maneira e dignidade que dá para o ser humano. Então, a gente inicia agora mais essa obra e espera, daqui a alguns meses, entregar um negócio muito bonito para a população”, finalizou o prefeito.
Casa Caramelo
Com o novo espaço, a Casa Caramelo moderniza e amplia a oferta de serviços, com novos atendimentos, como a castração de cães e gatos, infectologia e a nova sala de medicação e fluidoterapia, além de realizar consultas, curativos, dispensação de medicamentos e a gestão da demanda para o Hospital Veterinário Universitário Municipal São Lázaro.
CELSO M. RODRIGUES

