CulturaHome

Programação do Cineclube de Paranapiacaba começa nesta quinta

Iniciativa, realizada em parceria com o programa Ponto MIS, exibe produções nacionais gratuitamente no centenário Cine Lyra

O filme Kasa Branca, lançado em 2024 e dirigido por Luciano Vidigal, abre nesta quinta-feira (5) a programação de fevereiro do Cineclube Cine Lyra, em Paranapiacaba. O projeto, que oferece acesso gratuito a filmes nacionais no centenário cinema da vila inglesa, terá sessões às quintas-feiras de fevereiro, sempre às 14h. Apenas a última quinta-feira deste mês terá sessão às 19h. O endereço é Avenida Fox, s/n.

Com o comediante Big Jaum e a atriz Teca Fernandes interpretando os personagens principais, o filme Kasa Branca conta a história de um adolescente negro da periferia do Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.

 

Carnaval Atlântida

A dupla de comediantes Oscarito e Grande Otelo, que fez estrondoso sucesso no cinema durante o final dos anos 40, estrela o filme Carnaval Atlântida, que o Cineclube exibe no dia 12 (quinta-feira), às 14h. O filme é uma comédia musical de 1952 que traz a história do professor Xenofontes, de mitologia grega, contratado como consultor da adaptação do clássico Helena de Troia para o cinema. Ao mesmo tempo, dois homens que trabalham no estúdio sonham em transformar o épico grego numa comédia carnavalesca.

O filme que traz a cantora Sandy como protagonista, “Quando eu era vivo” será exibido no dia 19 (quinta-feira), também às 14h. O elenco conta ainda com Antonio Fagundes e Marat Descartes ocupando os papéis centrais deste filme brasileiro de terror, baseado no livro “A arte de produzir efeito sem causa”, de Lourenço Mutarelli. O longa acompanha Júnior, que volta a morar com o pai após um divórcio. No apartamento, ele fica obcecado por objetos da mãe falecida e descobre que ela praticava rituais de ocultismo. Com a ajuda de uma inquilina, ele termina um ritual musical inacabado, sendo consumido por uma força sobrenatural do passado.

O longa-metragem “Propriedade”, lançado em 2023, dirigido por Daniel Bandeira e que utiliza o gênero de “invasão domiciliar” para fazer uma crítica social contundente sobre a desigualdade e o conflito de classes no Brasil, encerra a programação no dia 26, na última quinta-feira do mês. A história foca em Teresa (Malu Galli), uma estilista reclusa que vive traumatizada após um episódio de violência urbana. Para ajudá-la a se recuperar, seu marido a leva para a fazenda da família. No entanto, ao chegarem, eles se deparam com um levante dos trabalhadores locais, que acabam de descobrir que a fazenda foi vendida e que eles serão expulsos sem seus direitos. A sessão começará às 19h.

O Cineclube Cine Lyra – Ponto MIS é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Santo André, em parceria com o programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Cineclube Pontos MIS | Paranapiacaba
Dia 5/2, às 14h | ‘Kasa Branca’
Dia 12/2, às 14h | ‘Carnaval Atlântida’
Dia 19/2, às 14h | ‘Quando eu era vivo’
Dia 28/2, às 19h | ‘Propriedade’

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo