Um calendário esportivo nacional mais apertado do que o tradicionalmente ocorre todos os anos marca 2026, isso porque além dos torneios tradicionais anuais que acontecem em território brasileiro, ainda tem a Copa do Mundo da FIFA, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México, e, com isso, competições como o Brasileirão, que teve início em janeiro e seguirá até dezembro, terá uma pausa entre maio e julho, além dos estaduais que seguem em disputa e foram encurtados, então, 2026 promete ser um ano mais conturbado que o comum com as mudanças implementadas pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol.
San-São
Então, vamos falar da mais longeva competição de 2026 em solo tupiniquim, o Campeonato Brasileiro que, por sinal, já está em sua segunda rodada e que contou com o Clássico Paulista San-São, que terminou empatado em 1 a 1, na noite desta quarta-feira (04), na Vila Belmiro, com gols do Zé Rafael para o Peixe e de Calleri para o Tricolor.

Com o resultado, o time da Baixada Santista soma um ponto e ocupa o décimo quinto lugar na tabela, já o time do Morumbi chegou a quatro pontos conquistados e está na quarta posição da classificação geral.
Goleada
Dos lados da Zona Oeste Paulista, apesar de um início de Estadual mediano, o clima, ao menos pelo resultado em cima do Vitória, é de sorrisos e comemoração, já que o Palmeiras ‘enfiou’ 5 a 1 sem dó e nem piedade no time baiano, na Arena Crefisa Barueri, com gols de Murilo, Gustavo Gómez, Maurício, Allan e Sosa, enquanto pelo lado do Leão, o tento foi anotado por Dudu.

Com isso, o Verdão assumiu a vice-liderança do Nacional com quatro pontos, já o Time da Furança fica em décimo primeiro lugar com três pontos.
Extracampo
Por outro lado, fora das quatro linhas, a diretoria do Palmeiras continua se articulando para trazer o colombiano Jhon Arias, que está no Wolverhampton, da Inglaterra, e já sinalizou com um ‘caminhão de dinheiro’, ao oferecer uma proposta de € 25 milhões, algo em torno de R$ 154,8 milhões, cifras aceitas pelo clube inglês e já com conversas bem adiantadas.
Entretanto, o Fluminense, ex-clube do meia colombiano, pode exercer o direito de compra, devido à uma cláusula contratual e, embora o presidente do Tricolor das Laranjeiras, Mattheus Montenegro, ter sinalizado que faria valer esse item contratual, é muito improvável em que o clube carioca supere a oferta do time paulista.
Além de todos esses ingredientes, um tempero indigesto entrou nessa receita e, segundo pessoas próximas do atleta, a esposa de Arias teria se adaptado bem à vida na terra da realeza e prefere ficar no Velho Continente.
Bem, por enquanto, as conversas seguem e bem adiantadas, mas sem nenhum martelo batido.
Fim da rodada
E, de volta ao Brasileirão, na noite desta quinta-feira (05), o Corinthians viaja ao Paraná, para encarar o Athletico-PR, às 19h30, na Arena da Baixada, agora chamada de Ligga Arena.
CELSO M. RODRIGUES

