Conforme prometido, Diadema iniciou a entrega dos uniformes e dos kits de material escolar aos alunos da rede municipal de ensino no início do ano letivo, nesta quarta (4/2). O prefeito Taka Yamauchi esteve na EMEB Manoel Fiel Filho, no Taboão, e na EMEB José Rodrigues Pinto, na Vila Nogueira, onde foi inaugurado mais um laboratório sensorial. Os kits de uniformes e material escolar devem estar em todas as escolas em até 15 dias úteis.

A EMEB Manoel Fiel Filho, que atende a cerca de 240 crianças de Educação Infantil (0 a 3 anos), no bairro Taboão, foi a primeira a receber os kits, entregues aos responsáveis durante a reunião de pais. Além do prefeito, estiveram presentes também a vice-prefeita, os secretários de Governo e de Educação, vereadores e a prefeita e vice-prefeita mirins. Durante o evento de entrega, o prefeito anunciou ainda que a escola será reformada no primeiro semestre.


“É um momento histórico para Diadema. Pela primeira vez, estamos entregando uniformes e material escolar no início das aulas, graças a um grande esforço conjunto. Quero anunciar também que este ano vamos reformar mais 31 escolas e que esta unidade será reformada ainda no primeiro semestre. Que 2026 de seja um ano de esperança e prosperidade na educação de Diadema!”, declarou o prefeito.
Para a diretora da EMEB, Eliana Simonelli, o recebimento de uniformes e materiais no prazo correto ajuda as famílias a se organizarem e assegura a presença e a assiduidade dos alunos na escola. “Fico muito feliz de ver a atenção dada aos alunos e a seus pais. Isso é muito importante, especialmente para as famílias em situação de maior vulnerabilidade, para quem o uniforme e o material garantido fazem uma grande diferença.” Kévia Nascimento, mãe da Cecília, de 1 ano e meio, saiu satisfeita: “gostei muito do kit de material escolar e do uniforme, que é importante para não haver diferenças entre as crianças na escola. E receber no início do ano ajuda muito”.


A confecção dos uniformes envolveu mais de 210 mil peças, que compõem os 30 mil kits com 7 peças cada (um conjunto de calça e blusa de moletom, um conjunto de calça e blusa de tactel, duas camisetas, uma bermuda ou shorts saia), com um investimento de R$ 11,1 milhões. Cada aluno da creche, pré-escola e Educação Fundamental receberá ainda o kit de material escolar com cadernos e mochila customizados com desenhos feitos pelos próprios estudantes. O kit traz, entre outros itens, agenda, caderno, caderno de caligrafia, lápis preto, lápis de cor, canetas hidrográficas, borracha, apontador, tinta guache, cola líquida e em bastão, tesoura sem ponta, régua, massa de modelar, giz de cera e pasta plástica transparente.
Mais um laboratório sensorial
À tarde foi a vez da EMEB José Rodrigues Pinto, na Vila Nogueira, de receber os materiais e uniformes e também de inaugurar o terceiro laboratório sensorial da rede municipal. As EMEBs Tiradentes e Tatiana Belinky já possuem um espaço desse tipo, que promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças por meio de experiências táteis, sonoras, visuais e olfativas com caixas sensoriais, brincadeiras com massinha e culinária, entre outras. “O laboratório sensorial contribui muito com a alfabetização, a socialização e ajuda a desenvolver a coordenação motora e a criatividade das crianças. Nós atendemos 417 estudantes de 3 a 5 anos, e esse espaço vai ser muito bem aproveitado por eles”, comemora a diretora da escola, Érica Campos.

