CidadesHome

São Bernardo terá 7 mil profissionais da rede de Educação na Escola de Formação na volta às aulas

Unidade vai receber neste ano letivo cerca de 900 professores substitutos, que a partir de março também serão beneficiados pelo programa de formação permanente da rede

Criada em 2025 para garantir formação permanente aos educadores da rede municipal de São Bernardo, a Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efope) Marta Teixeira retomará suas atividades na volta às aulas com aproximadamente 7 mil professores e coordenadores nas salas do Cenforpe. Além de atender a todos os servidores que estão à frente das atividades curriculares nas 223 escolas do município, inclusive das creches conveniadas e EJA, a unidade passa a receber também aproximadamente 900 substitutos, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, divididos em 32 turmas.
Entre os profissionais que começam a frequentar as aulas na Escola de Formação a partir de março estão em torno de 20 pessoas aprovadas em concurso público de 2022 – prorrogado pela atual gestão — e que, na manhã desta terça-feira (3/2), participaram de processo de integração. Uma parte foi chamada para compor o quadro da rede municipal em 2025, mas à época não houve essa atividade, que tem por finalidade tirar dúvidas e explicar o funcionamento da rede, entre outros pontos. Vale lembrar que todos os profissionais recebem uma diária especial de R$ 100 pela participação no curso, mediante registro de frequência.
No encontro, o grupo foi recepcionado pela secretária adjunta de Educação, Jussara Bezerra; pelas diretoras dos departamentos de Ações Educacionais, Daniela Baldan (também comanda a Efope); de Apoio à Educação, Cilene Gomes; de Fortalecimento da Gestão Escolar, Cibele Tieppo; e pelo assessor de direção (respondendo pelo expediente do Departamento de Gestão de Ajustes, Pessoas e Sistemas), Vinicius Salermo. A integração foi organizada e realizada pela Divisão de Gestão de Pessoas, que tem à frente a diretora Nadya Pereira.
“A chegada de novos profissionais fortalece ainda mais a nossa rede e reafirma o compromisso da gestão do prefeito Marcelo Lima com uma educação pública de qualidade. A Efope foi criada justamente para isso: acolher, orientar e garantir formação permanente a todos os educadores, valorizando quem está diariamente nas escolas e assegurando que cada profissional se sinta parte de um projeto coletivo de transformação da educação no município”, frisou a adjunta, logo após dar boas-vindas aos novos profissionais da rede.
PROPOSTA ORIGINAL – Inaugurada em junho de 2025 por decisão do prefeito Marcelo Lima, a escola ocupa 10 salas de aula – além de uma biblioteca e outra que abriga o almoxarifado – no Cenforpe, inaugurado em 2004 com o objetivo de atuar na formação continuada dos profissionais da rede municipal. Significou a volta à proposta original que norteou a construção do Cenforpe, que ficou praticamente abandonada durante anos, pois foram raras as atividades voltadas aos profissionais da Educação realizadas no espaço.
O chefe do Executivo lembrou que a gestão já conseguiu avançar com iniciativas para valorizar os profissionais da rede municipal e melhorar o ensino na cidade, como a própria criação da Efope e a retomada das progressões, mas aponta que a Prefeitura continuará a fazer todos os esforços para colocar São Bernardo como referência do ensino público no País. “Todos queremos fazer a diferença na formação de nossas crianças e transformar São Bernardo em uma cidade educadora, inclusiva e acolhedora. Junto com todos os profissionais da rede municipal, que se dedicam com muito amor ao trabalho de ensinar, vamos entregar a melhor educação no Brasil”, comentou.
QUALIFICAÇÃO DO ENSINO – A Efope tem como objetivo central qualificar o ensino por meio da formação permanente e continuada dos docentes e coordenadores pedagógicos, da Educação Infantil, Educação Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vistas à ampliação das oportunidades de aprendizagem dos estudantes. Os encontros formativos ocorrem de forma presencial e sistemática, de acordo com cronograma previamente informado às unidades escolares. Para o ano de 2026, a previsão de horários é a seguinte: manhã, das 7h às 11h; tarde, das 14h às 18h; e noite, das 18h30 às 21h30.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo