Laura Yamane
Nos dias 13 e 14/fev, Orquestra apresenta na Sala São Paulo repertório dedicado ao Sul do continente americano; venda de ingressos teve início nesta quarta (21/jan); programa também será gravado pela Osesp para o selo Deutsche Grammophon.
Na sexta-feira (13/fev), às 20h, e no sábado (14/fev), às 16h30, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp realiza na Sala São Paulo as performances que marcam a pré-abertura da Temporada de 2026. Com o russo Daniil Trifonov ao piano e também na regência, o programa especial terá como fio condutor o Sul do continente americano — com sua combinação única de vozes, espiritualidade, ritmos, cores e religiosidade popular.
PROGRAMA
OSESP
DANIIL TRIFONOV regência e piano
Juan GARCÍA | Sambumbia — Rhapsodia Dominicana
Heitor VILLA-LOBOS | Valsa da dor
Rafael LANDESTOY | El vals de Santo Domingo
Alberto GINASTERA | Milonga
Daniil TRIFONOV | Tango
Rafael LANDESTOY | Estudio en zamba
Mozart CAMARGO GUARNIERI | Dança negra
Heitor VILLA-LOBOS | Bachianas Brasileiras nº 4
Osvaldo GOLIJOV / Gonzalo GRAU | Cuadros del Sur [a partir de A Paixão segundo São Marcos, de Golijov, para piano e ensemble de câmara | Coencomenda da Deutsche Grammophon junto à Osesp, à Orchestre de Radio France e ao Festival de Aspen]
Ary BARROSO | Aquarela do Brasil [transcrição para piano de Gonzalo Grau

Programação artística da Estação Motiva Cultural 24/fev a 30/jun
Com curadoria da jornalista e historiadora Camila Fresca, agenda terá dança, literatura, cinema, gastronomia e, é claro, muita música, começando no dia 24/fev com a Banda Mantiqueira na série ‘Jazz na Estação’; ingressos já estão à venda no site.
A Estação Motiva Cultural ocupa o saguão onde no passado eram vendidos os bilhetes de trem da Estação Júlio Prestes, e foi viabilizada graças a uma parceria da Fundação Osesp com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e com o Governo Federal e o Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Motiva, através de seu Instituto, firmou um contrato de patrocínio com a Fundação Osesp para a manutenção do espaço durante um período inicial de três anos, também por meio da Lei Rouanet.

A agenda do segundo semestre começa oficialmente no dia 24/fev, com a Banda Mantiqueira abrindo a série Jazz na Estação. Uma das principais big bands do país, a banda foi formada em 1991 pelo saxofonista e arranjador Nailor Proveta. Em sofisticados arranjos, seu repertório traz obras de compositores brasileiros como Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Johnny Alf, Tom Jobim, João Bosco e do próprio Proveta, além de standards do jazz norte-americano. Antes de a música começar, acontece um happy hour: a casa estará aberta a partir das 19h30, com serviço de bar. Os ingressos custam a partir de R$ 50,00 (valor inteiro) e podem ser adquiridos neste link. Veja, abaixo, a agenda corrida da Estação Motiva Cultural.

