São Paulo, 472 anos – Sob as lentes do fotógrafo Esdras Barbosa
Uma mostra da fascinante beleza noturna da maior metrópole da América Latina

No âmbito das comemorações dos 472 anos de São Paulo, uma série de fotografias desvenda a surpreendente beleza da noite da grande cidade que, por algumas horas, diminui a intensidade de seu frenético movimento. Sombras, personagens e formas, detalhes paradoxalmente ocultos pela luz diurna, criam uma atmosfera que revela ângulos improváveis da incrível paisagem urbana noturna de São Paulo.
O autor das imagens, o fotógrafo Esdras Barbosa, natural de São Caetano, diz que gosta da cidade assim a noite, em silêncio, com as ruas vazias, frias, este é o momento em que ele sai para capturar a profusão de cores e brilhos das luzes artificiais da noite paulistana que, em contraste com a geometria racional das formas arquitetônicas, criam um clima quase teatral de ilusão e mistério, para Esdras, esta é a poética da metrópole que passa despercebida durante o dia pelos transeuntes sempre apressados.
Esta documentação afetiva do fotógrafo sobre a estética da noite da cidade comprova que São Paulo é realmente surpreendente em todos seus inusitados aspectos, a inquieta contemporaneidade que a identifica, movimenta e traduz sua pulsante existência que se manifesta até quando ela tenta parar…












