
Ação conjunta entre o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) colocou nas ruas neste fim de semana (23 a 25 de janeiro) mais uma etapa da Operação Sono Tranquilo, com o objetivo de garantir o sossego público.
A operação resultou na aplicação de 27 autuações em estabelecimentos comerciais, averiguação em 100 pessoas, remoção de 18 motocicletas e um veículo. Foram lavradas ainda 64 autuações de trânsito, e houve a apreensão de dois paredões de som.
“A Operação Sono Tranquilo é uma ação permanente do nosso governo para garantir o direito da população ao sossego, à segurança e à qualidade de vida. Não somos contra o comércio nem o lazer, mas é fundamental que todos respeitem a legislação e convivam de forma harmoniosa na cidade. As fiscalizações têm caráter educativo, mas também repressivo quando há reincidência ou desrespeito às normas. Seguiremos firmes, com ações integradas entre as secretarias e forças de segurança, para assegurar ordem pública e tranquilidade aos moradores de Santo André”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
Entre sexta-feira (23) e domingo (25), o Semasa aplicou sete multas, que somaram cerca de R$ 10.500, em estabelecimentos localizados nos bairros Centro, Jardim Cristiane e Sítio dos Vianas. As infrações foram constatadas por emissão de ruído acima do permitido por lei, além de irregularidades no alvará de funcionamento.
Fiscais da autarquia também lavraram advertências em comércios na Vila Bastos, Vila Helena, Vila América, Vila Palmares, Vila Guiomar, Condomínio Maracanã, Jardim Santo André, Parque Marajoara, Jardim Guarará, Jardim do Estádio, Parque Capuava e Vila Metalúrgica.
Com foco na repressão a eventos irregulares e infrações que impactam a ordem pública e a qualidade de vida da população, a Guarda Civil Municipal realizou a apreensão de dois paredões de som em uma adega, os quais eram utilizados para promover festas em desacordo com a legislação vigente. Nos dois dias da participação da GCM, foram apreendidos ainda 18 motocicletas e um veículo, além da averiguação de aproximadamente 100 pessoas e de 64 autuações de trânsito lavradas.
A ação teve ainda a participação do DCUrb (Departamento de Controle Urbano), que aplicou oito multas ou notificações nos alvarás de funcionamento de estabelecimentos nas ruas Felipo Cataruzzi, Adriático, Áurea e Otávio Mangabeira, Avenida Firestone e Travessa São João.
Em caso de perturbação de sossego em bares, tabacarias, restaurantes e templos religiosos, o Semasa orienta que os moradores registrem reclamação pelo site www.semasa.sp.gov.br, no momento em que o problema está ocorrendo.

