
A saúde pública de São Caetano do Sul segue avançando visando, principalmente, a prestação de serviços cada vez mais qualificados à população. E mais uma prova nesse sentido foi dada na quarta-feira (21/1), com a realização de drenagem transparieto-hepática de vias biliares, até então inédita na rede municipal.
O procedimento foi realizado no Hospital Maria Braido pela equipe de Radiologia Intervencionista, sob a responsabilidade do coordenador da especialidade, Daniel Porto. O paciente é um homem de 67 anos com câncer no pâncreas.
A drenagem biliar por acesso transparieto-hepático tem como objetivo auxiliar a desobstrução do fluxo da bile, permitindo a redução da colestase e da icterícia, manifestações comuns em pacientes com obstruções biliares de origem tumoral e também em algumas causas benignas.
No contexto oncológico, esse procedimento é fundamental para restabelecer as condições clínicas necessárias à retomada de tratamentos como a quimioterapia, frequentemente suspensos quando há elevação importante da bilirrubina (pigmento amarelado).
A intervenção exigiu esforço multidisciplinar que envolveu suporte clínico, oncológico, cirúrgico e radiológico, com métodos avançados de imagem, como ultrassonografia e fluoroscopia por raio-X. Foi efetuada a micropunção de um ramo biliar intra-hepático, seguida da navegação seletiva até vias biliares de maior calibre. A partir daí, foi realizada a transposição da obstrução tumoral e colocado o dreno para permitir o escoamento adequado da bile represada.
“O procedimento foi um sucesso, sem intercorrências e com evolução imediata satisfatória”, definiu Daniel Porto. O paciente permanece em acompanhamento pela equipe de Oncologia, com monitoramento dos níveis de bilirrubina, visando a retomada segura do tratamento oncológico.
A realização dessa técnica pela primeira vez em São Caetano, além de ser um marco para a saúde pública local, amplia o acesso a terapias minimamente invasivas, de alta complexidade. Até então o paciente precisava aguardar vaga na Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Estado.
Com a consolidação desse serviço de Radiologia Intervencionista no Hospital Maria Braido, pacientes com obstruções biliares de origem tumoral, ou obstruções benignas, passam a ter a possibilidade de tratamento local, com impacto direto na qualidade de vida e no prognóstico clínico.

