CidadesHome

Casa do Trabalhador atinge 50% de empregabilidade em 2025

Com mais de 1,2 mil contratações, equipamento reforça papel estratégico na geração de empregos

A Prefeitura de Mauá, por meio da Casa do Trabalhador, atingiu em 2025 a expressiva marca de 50% no índice de empregabilidade. O número significa que, a cada dez pessoas que procuram o equipamento em busca de uma oportunidade, cinco conseguem ser empregadas.

Em números absolutos, a Casa do Trabalhador ofereceu 2.493 vagas ao longo do ano, das quais 1.224 resultaram em contratações efetivas. Além disso, o equipamento encaminhou 13.777 candidatos para processos seletivos e entrevistas, ampliando significativamente as chances de inserção no mercado formal.

Os dados também apontam um crescimento expressivo em relação a 2024. O número de vagas anunciadas em 2025 foi 104% maior que no ano anterior, enquanto o total de pessoas empregadas por meio da Casa do Trabalhador registrou aumento de 15%, evidenciando a consolidação do equipamento como referência regional na intermediação de mão de obra.

Os resultados são consequência de uma série de ações integradas da Prefeitura, como investimentos contínuos em qualificação profissional gratuita, maior proximidade com o setor produtivo, fortalecimento da equipe de captação de vagas da Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo e a criação de um ambiente seguro, moderno e atrativo para novos negócios se instalarem na cidade.

“Esse trabalho articulado amplia as oportunidades para a população, conecta trabalhadores às demandas reais das empresas e estimula o desenvolvimento econômico local. Quando o poder público atua de forma integrada, cria um ambiente favorável para o crescimento, fortalece a economia local e garante mais dignidade para as pessoas por meio do trabalho”, avalia o prefeito Marcelo Oliveira.

Como reflexo dessas políticas, Mauá se mantém em posição de destaque no cenário estadual de geração de empregos. De acordo com dados da Fundação Seade, o município ocupa a 19ª colocação entre as cidades que mais geraram empregos formais no Estado de São Paulo nos últimos 12 meses, com a criação de 2.938 novas vagas com carteira assinada.

Além da intermediação de mão de obra, a Casa do Trabalhador realiza atendimento para Seguro-Desemprego, auxilia na recuperação de senha da Carteira de Trabalho Digital e orienta sobre cálculos e rescisões trabalhistas. Somando todos esses serviços, o equipamento realizou, no ano passado, 27.800 atendimentos.

Reconhecimento – em outubro de 2025, em cerimônia que celebrou os 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Brasília, a Casa do Trabalhador de Mauá foi homenageada por ser referência na intermediação de mão de obra, qualificação e geração de oportunidades para a população.

A Casa do Trabalhador de Mauá está situada na rua Jundiaí, 63, bairro da Matriz e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Prefeitura também mantém um canal oficial de vagas no WhatsApp que pode ser acessado pelo link https://tinyurl.com/vagas-cptr-sine.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo