
Na reta final da implantação dos conjuntos habitacionais São Bernardo AB, na região do Complexo do Areião, a Prefeitura ampliou o diálogo com famílias que serão beneficiadas pelos 236 apartamentos construídos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), com apoio do município. A Secretaria de Habitação de São Bernardo realizou neste sábado (17/1) reunião para orientar sobre cronograma de entrega das unidades – prevista para o primeiro semestre deste ano -, e sobre os próximos passos do projeto.
Os conjuntos habitacionais São Bernardo AB integram programa de urbanização da Prefeitura, que prevê, nesta etapa, intervenções nas áreas da Vila Sabesp, Vila dos Estudantes e Núcleo Areião. Com a remoção das famílias dos assentamentos precários para os novos apartamentos, as obras poderão avançar. O pacote de investimentos inclui, principalmente, ações de saneamento básico – instalação de rede coletora de esgoto e para abastecimento de água, pavimentação de vias, implantação de sistema de drenagem, entre outras.
“Este foi um momento de integração entre nossas equipes e os moradores, que, em encontro anterior, realizado no fim do ano passado, nos apresentaram dúvidas e demandas. Entre os pedidos, as famílias solicitaram a mudança de suas moradias atuais direto para os apartamentos novos, sem precisar passar por aluguel social. Verificamos a viabilidade técnica e demos a devolutiva às famílias, sinalizando positivamente ao pedido”, explicou a secretária de Habitação de São Bernardo, Ruth Ramos.
“Levamos, ainda, orientações importantes sobre prazos para entrega de documentos e dicas para que os moradores se organizem nas próximas semanas, antes de receberem as chaves da casa nova. Essa é uma determinação do prefeito Marcelo Lima, que prioriza sempre o diálogo e a proximidade entre os profissionais da Habitação e as comunidades”, concluiu a titular da Habitação.
AQUI É MEU LAR – Dentro do programa de urbanização integrada da região do Complexo do Areião, chamado PAC Mananciais, Prefeitura e governos estadual e federal estão destinando recursos para a construção de 1.090 novas unidades habitacionais. Somente para os conjuntos São Bernardo AB, que somam 236 apartamentos, estão sendo investidos R$ 42,2 milhões, por meio da CDHU.

