O presidente da Câmara Municipal de São Caetano, Doutor Seraphim (PL), apresentou uma indicação solicitando a realização de estudos para a implementação de um programa de controle parental nas escolas públicas e privadas do município, além disso colocando em pauta a crescente preocupação com a segurança de crianças e adolescentes no ambiente digital.
Segundo o parlamentar, nesse sentido, a proposta tem como objetivo principal garantir o bem-estar dos estudantes diante do uso cada vez mais frequente de dispositivos móveis e redes sociais. “Diante do crescente uso de dispositivos móveis e redes sociais entre os jovens, é imprescindível que as instituições de ensino adotem medidas que promovam o uso responsável da tecnologia”, afirmou Doutor Seraphim.
Ainda de acordo com o presidente do Legislativo, bem como dentro de uma estratégia mais ampla de educação digital, o programa pode incluir diretrizes específicas sobre o uso de aparelhos eletrônicos no ambiente escolar, além de orientação contínua a pais e responsáveis. A iniciativa também prevê a utilização de ferramentas e aplicativos de controle parental como apoio complementar ao processo educacional.
Esses recursos, por exemplo, permitem o monitoramento do acesso a conteúdos e das interações on-line realizadas por crianças e adolescentes, contribuindo para um ambiente digital mais seguro e equilibrado. “Esses recursos auxiliam no monitoramento do acesso a conteúdos e interações on-line, contribuindo para um ambiente mais seguro e equilibrado”, explicou.
“É fundamental capacitar professores e promover campanhas educativas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para preparar crianças e jovens para um uso consciente, responsável e saudável da tecnologia”, concluiu.

