CulturaHome

São Bernardo é destaque no Carnaval 2026 com Vai-Vai

Escola paulistana homenageia a cidade e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz no Sambódromo do Anhembi

No Carnaval 2026, a escola de samba Vai-Vai promete levar São Bernardo para o Sambódromo do Anhembi, apresentando um enredo que celebra a história da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Fundada em 1949 por Franco Zampari, a produtora buscava elevar a produção audiovisual brasileira a padrões internacionais. Apesar disso, suas atividades foram encerradas em 1954, mas a Vera Cruz consolidou-se como um marco do cinema nacional.

Segundo o anúncio da agremiação, o enredo intitula-se “Em Cartaz: A Saga Vencedora de Um Povo Heroico No Apogeu da Vedete da Pauliceia”. Além disso, a narrativa evidencia o contraste entre a industrialização e a luta de trabalhadores por justiça e igualdade social, mostrando uma cidade que acolhe, impulsiona e inspira seu povo.

A composição do samba-enredo é assinada por Danni Almeida, Vagner Almeida, Marcinho Z.Sul, Anderson Bueno, Thiago de Xangô, Mário Lúcio, Luciano Bicudo, João 10, Xavier, Cris Viana e Tião, enquanto a coordenação do enredo ficará a cargo de Gleuson Pinheiro e Marcus Tibechrani (Marcão), após a saída do carnavalesco Sidnei França em 2025. Nesse sentido, a Vai-Vai busca conquistar o 16º título, rompendo um jejum de 11 anos sem vitórias.

O desfile da escola será realizado na sexta-feira, 13 de fevereiro, como a sexta escola a se apresentar na noite, e promete emocionar o público com um tributo à cidade e à saga do cinema nacional. Em outras palavras, o Vai-Vai transforma a folia em homenagem a São Bernardo, celebrando sua história, trabalhadores e contribuições culturais.

O samba-enredo, que será cantado no Sambódromo, traz versos que exaltam o povo trabalhador, os imigrantes e a construção de um legado na cidade:

“Na tela os sonhos ganham luz / Revela, na câmera, ação! / À Vera, a saga de um povo vencedor / Heroico pescador na imensidão / Nobres imigrantes aportaram nesse chão / A simplicidade mostra força interior…”

Além disso, o refrão incentiva a valorização do operário e do movimento social, destacando São Bernardo como uma cidade que abraça a todos e inspira sonhos, consolidando o carnaval como palco de memória, arte e cultura popular.

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo