CidadesHome

Bibliotecas públicas de São Bernardo têm programação nas férias de verão

Oficinas gratuitas, rodas de leitura e estantes com dicas de obras literárias estão entre atrações dos espaços culturais em janeiro

O universo literário abre as portas nas férias de verão para acolher moradores de São Bernardo e região com série de atividades que aliam conhecimento e diversão. As bibliotecas públicas da cidade, mantidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, oferecem ao longo do mês de janeiro opções de oficinas gratuitas e rodas de leitura, além de dedicar estantes a dicas de leitura, com novos títulos e obras assinadas por autores locais.

Nesta quinta-feira (15/1), o público infantil poderá aprender a confeccionar brinquedos utilizando papel, na Biblioteca Manuel Bandeira (Rua Bauru, 21, Baeta Neves). A oficina dedicada a crianças com idade entre 6 e 12 anos acontecerá em dois horários: das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30. A atividade ocorrerá, também, na próxima quinta-feira (22/1), no mesmo local e horários.

A Biblioteca Érico Veríssimo (Rua Francisco Alves, 460, Paulicéia) sediará nesta quinta-feira (15/1), das 14h30 às 16h, ‘Bibliogame’. Por meio de jogos tradicionais da infância, os participantes têm a oportunidade de interagir com espaço e acervo da biblioteca, como forma de estímulo à leitura.

As manhãs de sábado, das 10h às 12h, na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Fláquer, 26, Centro) são dedicadas ao RPG, tipo de jogo em que os participantes assumem papeis fictícios e, de forma coletiva, com um narrador, constroem história. A prática, indicada para faixa etária acima dos 12 anos, estimula a criatividade, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a expressão oral.

De volta à Biblioteca Manuel Bandeira, no Baeta Neves, leitores assíduos ou iniciantes podem curtir ‘Biblioterapia’, encontro para troca de conhecimentos e fortalecimento de laços sociais que acontecerá no dia 26, às 14h30. A atividade é indicada a pessoas com idade a partir de 16 anos.

“Os espaços culturais de São Bernardo são boa pedida para as famílias aproveitarem as férias escolares, com incentivo ao hábito da leitura entre crianças e jovens. Nossas equipes preparam atividades especiais como forma de atrair a atenção especialmente de novos visitantes. As bibliotecas abrem portas para universos de conhecimento, de descobertas, e garantem, mais do que diversão, novos conhecimentos”, destacou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis.

A cidade possui oito bibliotecas públicas municipais, com acervo que ultrapassa 138 mil títulos. As unidades dispõem de estantes dedicadas a dicas de leitura, com espaço para livros recém-chegados ou assinados por autores de São Bernardo e do Grande ABC. Em 2025, as bibliotecas receberam 120 mil visitantes e realizaram mais de 53 mil empréstimos de livros.

GIBITECA MUNICIPAL – São Bernardo conta com um Gibiteca Municipal, espaço dedicado às histórias em quadrinhos. Com acervo de quase 17 mil títulos, a unidade também é alternativa de atividade para as férias escolares. A Gibiteca, que ganhou sede própria em março do ano passado (Rua Dr. Fláquer, 824, Centro), funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no primeiro sábado de cada mês, das 10h às 16h.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo