CidadesHome

Abertura do PS do Hospital de Urgência de São Bernardo desafoga e qualifica atendimento nas UPAs

Além de atender a demanda espontânea, equipamento presta importante apoio às demais unidades, recebendo por meio da regulação os casos mais graves e otimizando os leitos de observação

A abertura do pronto-socorro do Hospital de Urgência em 1º de janeiro de 2025, primeiro dia de gestão do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, transformou o atendimento em urgência e emergência do município. Além de atender a demanda espontânea, o hospital presta importante apoio às UPAs, recebendo por meio da regulação os casos mais graves e otimizando os leitos de observação. A medida agilizou o atendimento como um todo, reduzindo a pressão sobre as unidades e, por consequência, qualificando o atendimento.

Com a abertura das portas do HU, foi realizado ao longo de 2025 grande investimento na reestruturação do equipamento, tanto do ponto de vista físico quanto de pessoal, com aumento das equipes, consolidando uma nova fase de qualidade nos atendimentos de urgência e emergência na cidade. A requalificação também envolve as UPAs – São Bernardo conta com 10 unidades espalhadas. Os pacientes em observação passaram a contar com avaliação de equipe multiprofissional, qualificando de maneira expressiva o cuidado; a maioria das unidades recebeu novas cadeiras para a área de espera.

Dentro deste conceito, a Administração municipal também iniciou um planejamento para reforma completa das UPAs, de forma gradual. A UPA Vila São Pedro foi reinaugurada em outubro totalmente reconstruída, teve o número de consultórios dobrado, passando de quatro para oito e passou a contar com atendimento odontológico de emergência. Com a entrega do equipamento, a UPA União/Alvarenga entrou em processo de reforma; a próxima do cronograma a receber as melhorias será a UPA Paulicéia.

COMPROMISSO – O prefeito Marcelo Lima destacou que abrir o HU foi cumprir, efetivamente, o primeiro dos seus compromissos assumidos no Plano de Governo. “Rodei a cidade dizendo que, se fosse eleito, o HU seria aberto. Um equipamento deste tamanho, dessa qualidade, precisa estar pronto para receber quem precisa. Esses números mostram que foi uma decisão acertada e isso é motivo de grande satisfação”, afirmou, frisando que a medida desafogou as UPAs, que, hoje, passam por requalificação.

“Não apenas abrimos as portas, mas qualificamos o atendimento. O HU recebeu muitas melhorias, como uma nova brinquedoteca, aparelhos de TV em todos os quartos, reforma dos pisos, contratação de mais de 50 profissionais, o Fast Track, um sistema para agilizar os atendimentos de menor gravidade. Enfim, um conjunto de ações para que essa nova demanda seja bem atendida. Assim, vamos entregar uma saúde muito melhor daquela que encontramos”, completou o chefe do Executivo municipal.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, salientou a importância da qualificação contínua dos serviços de saúde. “Sob comando do prefeito Marcelo Lima, assumimos a cidade em uma situação muito desafiadora. Filas de mais de 94 mil atendimentos, equipes incompletas, recursos insuficientes, mas foi com muita gestão e dedicação que fizemos tantas entregas. E em 2026 faremos ainda mais”, finalizou.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo