
O impacto de medidas realizadas na saúde pela Prefeitura de São Bernardo, como a Caravana da Saúde — programa que zerou filas de espera por consultas com especialistas, exames e cirurgias — começa a aparecer nos dados oficiais do SUS – Sistema Único de Saúde. Relatório elaborado pelo Departamento de Apoio à Gestão, com informações do DataSUS, mostra que, em 2025, houve aumento de 23% no total de procedimentos cirúrgicos promovidos na cidade. Foram 15.247 atendimentos de janeiro a novembro do ano passado, contra 12.404 no mesmo período de 2024. São Bernardo é a quinta cidade do Estado de São Paulo em número total de procedimentos.
Com relação aos repasses do SUS para esses atendimentos, o município é o terceiro do Estado com maior volume, tendo recebido R$ 55.625.689,39. Lançada em 25 de janeiro de 2025, a Caravana da Saúde foi uma grande mobilização que realizou atendimentos aos sábados e domingos ao longo de todo o primeiro semestre, com o objetivo de zerar as filas de mais de 94 mil procedimentos que aguardavam atendimento, herdadas da gestão anterior pelo governo do prefeito Marcelo Lima. Além dos mutirões, também foram contratados novos médicos e equipes foram recompostas, dentro da proposta de aumentar a oferta de atendimentos.
GESTÃO
O prefeito Marcelo Lima destacou que, no seu primeiro dia de governo, toda a equipe já estava trabalhando pelas melhorias no atendimento à população. “Nós começamos 2025 atuando na saúde, com a abertura do pronto-socorro do Hospital de Urgência no dia 1º de janeiro. A Caravana da Saúde veio logo em seguida, com os mutirões, atendimentos aos sábados, aos domingos, carretas para realização de exames e uma verdadeira transformação na saúde de São Bernardo”, frisou o chefe do Executivo. “Foi necessário muito trabalho, muita gestão e dedicação das equipes, mas o resultado a gente pode ver: a saúde de São Bernardo está muito melhor do que antes”, concluiu.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou que a Caravana da Saúde foi a estratégia inicial para eliminar as filas, mas que o programa segue como grande organizador da rede e dos serviços de saúde no município. “Aumentamos as equipes, qualificamos equipamentos como a UPA Vila São Pedro, que foi totalmente reconstruída; agora temos a UPA Alvarenga em obras; a nova UBS São Pedro II, maior, com mais capacidade de atendimento; 22 novos leitos no Hospital da Mulher; diversas melhorias que foram feitas no HU; o novo centro de infusão do Hospital de Câncer. São ações estruturantes fundamentais para qualificar o atendimento à população”, finalizou.

