HomeSão Bernardo do Campo

Henrique Kabeça garante mais 30% no orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Social

Titular da Pasta de São Bernardo, Henrique comentou que esse percentual já está garantido e que se trata de uma grande conquista para 2026, além de especificar as realizações de 2025

Após um ano intenso de atividades em 2025, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça, conversou, com exclusividade, com o ABC Repórter, e fez um breve balanço dos avanços e conquistas da Pasta em conjunto com o plano de governo do prefeito Marcelo Lima – Podemos.

Secretário Henrique Kabeça e o prefeito Marcelo Lima garantem 30% a mais no orçamento da Pasta para 2026 – Foto: Reprodução Redes Sociais

Antes de falar sobre as melhorias em 2025, no entanto, 2026 só está começando e, com ele, os desafios e prioridades, portanto, entre elas, Henrique garantiu:

“O aumento do orçamento municipal em quase 30% para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, considerado um dos avanços já conquistados, e que vai nos permitir reforçar e ampliar ainda mais o alcance de nosso trabalho. Daremos sequência a programas iniciados em 2025, todavia, com a missão de aperfeiçoar as iniciativas, sempre dialogando com os moradores e com olhar humano, que são marcas da gestão do prefeito Marcelo Lima”, esclareceu o titular da Pasta.

E em 2025?

Ao iniciar a entrevista, Kabeça elencou alguns equipamentos que foram assistidos pela Pasta e pela Municipalidade em 2025. 

“A Prefeitura, sob a liderança do prefeito Marcelo Lima, iniciou, em 2025, um conjunto de ações para aperfeiçoar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social na cidade. E, com isso, fortalecemos a rede de serviços em atenção básica e especializada, nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, assim como também do Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, e outros espaços de acolhimento e atendimento aos moradores em maior vulnerabilidade”, explicou o titular.

Cenário nacional

Além das ações nos equipamentos, Henrique Kabeça enumerou algumas outras iniciativas que colocaram a cidade em evidência no cenário nacional, como a ampliação das atividades da segurança alimentar, em que São Bernardo atingiu o terceiro melhor projeto de modernização de Banco de Alimentos aprovado pelo Governo Federal.

Além disso, ainda em 2025, o município lançou o Programa 1, 2 Feijão com Arroz, estratégia para o combate à fome, com o reforço do kit básico de alimentos ofertado às famílias em maior vulnerabilidade social, ampliando assim o programa de 13 para 17 toneladas a quantidade de mantimentos ofertados por mês, o que representa um aumento médio de 30%.

Bem como as ações mencionadas, a Secretaria promoveu a XIII Conferência Municipal de Assistência Social de São Bernardo, com a participação de instituições, de profissionais e da sociedade civil nos debates e propostas de ações para o setor.

E, da mesma forma, promoveu a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, além de participar da VI Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial e da 1ª Conferência LGBTQIA+ na Casa Neon Cunha.

Situação de rua

Entretanto, Henrique Kabeça sabe que olhar para aqueles que vivem na rua não é um favor, mas sim, um dever do Poder Público e, por isso, essa parcela da população também recebeu atenção devida, conforme explicou o secretário.

“Promovemos campanhas ao longo do ano, entre as quais a Aquece São Bernardo, que ampliou o atendimento das equipes de abordagem e serviços de acolhimento no período do inverno, 24 horas por dia, todos os dias da semana, quando realizamos 2.870 atendimentos, entre os meses de junho e setembro. Iniciativas essas que começam a ganhar protagonismo dentro dos programas prioritários da Prefeitura, para garantir o acesso de quem mais precisa aos serviços da rede de assistência social de São Bernardo”, comemorou Kabeça.

Mais para 2026

Ademais, ainda há a previsão, para 2026, da ampliação do atendimento do Banco de Alimentos, com a modernização do equipamento, mantendo a qualidade dos serviços sociais, com especial atenção ao importante trabalho das equipes de abordagem social nas ruas da cidade, e dar mais visibilidade às políticas afirmativas, de combate ao preconceito e de inclusão.

E para concluir, Henrique garantiu:

“Trabalharemos também para fortalecer as parcerias com outras secretarias, como a Saúde, a Educação e também com o Fundo Social de Solidariedade do município”.

CELSO M. RODRIGUES

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo