CulturaHome

Habitat, do premiado Rafael Primot, estreia em janeiro de 2026 no Teatro Estúdio

Em cena Fernanda de Freitas, Rafael Primot e Rogério Brito, e a direção é de Lavínia Pannunzio e Eric Lenate

Os fenômenos do cancelamento, da manipulação da verdade e do julgamento popular podem trazer consequências extremamente perigosas na Era das Redes Sociais. Para trazer luz a essas discussões, Habitat, com dramaturgia de Rafael Primot (prêmios Shell, Cesgranrio e Cooperativa Paulista de Teatro), tem sua temporada de estreia no Teatro Estúdio, de 13 de janeiro a 5 de março de 2026. As apresentações acontecem de terça a quinta-feira, sempre às 20h.

O espetáculo tem ainda direção de Eric Lenate e Lavínia Pannunzio e, além de Primot, traz no elenco Fernanda de Freitas (Tapas e Beijos, Um Lugar ao Sol, O Sétimo Guardião) e Rogério Brito (Fuzuê, Nos Tempos do Imperador, 3%, Sintonia). Já a produção é da Enkapothado Artes.

Habitat é inspirada em fatos reais e acompanha o embate entre três personagens a partir de um crime ocorrido dentro de uma grande rede de supermercados: a jornalista investigativa Nádia, o trabalhador braçal Adailton e o gerente da loja Tite. Um incidente trágico dentro do estabelecimento entrelaça seus destinos e dá início a um intenso drama sobre preconceito, busca por justiça e a manipulação da verdade em uma sociedade marcada pela força da mídia e por julgamentos precipitados. Graças a sua relevância para os dias atuais, o texto recebeu o prêmio do Estado para montagens inéditas, Proac 2024.

A dramaturgia, segundo o autor e ator Rafael Primot, nasceu de sua observação das redes sociais e notícias e como muitas vezes as pessoas passam a julgar e a condenar umas às outras sem ouvir todos os lados das histórias. “Esse fenômeno contemporâneo do cancelamento e da desumanização me instigaram profundamente. Comecei a refletir sobre como estamos perdendo a capacidade de empatia, e o teatro, para mim, é o espaço ideal para debater isso e colocar uma lente de aumento sobre nossos comportamentos coletivos”, revela.

Além de ser uma obra artística relevante, Habitat é uma resposta ao momento atual, no qual a arte e a cultura enfrentam desafios significativos. Trata-se de uma obra provocativa sobre moralidade, responsabilidade e o poder destrutivo dos julgamentos virtuais. Em tempos de exposição total, o espetáculo convida o público a refletir sobre empatia, cancelamento, e a complexa verdade por trás de cada “vilão” digital.

“A força de Habitat está na palavra, nos diálogos que movem a ação e revelam as camadas psicológicas de cada personagem. É um texto sobre o que dizemos, mas principalmente sobre o que nossas palavras podem causar. E essa força ganha vida através do elenco, com enorme potência dramática, e a parceria inédita entre Éric Lenate e Lavínia Pannunzio na direção, que trouxe uma intensidade e um olhar sensível para esse embate humano”, acrescenta Primot.

Sobre o autor

Rafael Primot é um artista multifacetado. Nos palcos, Primot tem se destacado em espetáculos marcantes, como “A Herança” (ator), “Inverno da Luz Vermelha” (ator e produtor), “O Livro dos Monstros Guardados”(autor), “Kafka e a Boneca Viajante” (autor), “Clarice e Nelson” (autor), “Uma Vida Boa” etc.

Sua contribuição para o teatro é amplamente reconhecida, com múltiplas indicações a prêmios prestigiosos como o Prêmio Shell (VENCEDOR COMO AUTOR EM 2012 e indicado duas vezes como ATOR), Prêmio CesgranRio e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro. Primot continua a influenciar e inspirar o teatro brasileiro, trazendo à cena obras que não apenas entretêm, mas também desafiam e transformam o espectador, reafirmando sua posição como um dos artistas mais inovadores e respeitados da atualidade.

Sobre os diretores

Lavínia Pannunzio é atriz e diretora brasileira, com trajetória marcada pela força em cena e pela condução de montagens contemporâneas. Como atriz, recebeu prêmios como APCA e Coca-Cola/FEMSA, e desde 2005 também se destaca na direção, assinando trabalhos que exploram dramaturgias originais e adaptações instigantes. Recentemente dirigiu os espetáculos Névoa – From White Plains, sobre bullying homofóbico e a cultura do cancelamento, e Adulto, de Fran Ferraretto, que discute as contradições do amor romântico e das relações de poder nos casais. Sua carreira combina rigor artístico, olhar social e abertura para novas vozes do teatro brasileiro.

Eric Lenate é diretor, ator e cenógrafo. Iniciou sua trajetória no CPT de Antunes Filho e desde 2008 dirige montagens premiadas como Celebração (Harold Pinter), Rabbit (Nina Raine) e Misery (Stephen King), que lhe renderam indicações e prêmios como Shell, APCA, APTR e Bibi Ferreira. Como ator, destacou-se em No Coração do Mundo (Tony Kushner), pelo qual recebeu o Prêmio R7 de Teatro. Sua obra se caracteriza pela combinação de rigor estético e intensidade dramática.

Ficha técnica

Elenco: Fernanda de Freitas, Rafael Primot e Rogério Brito

Direção: Lavínia Pannunzio e Eric Lenate

Texto: Rafael Primot

Trilha Sonora: LP Daniel

Figurinos e direção de arte: Carol Bertier

Cenário: Eric Lenate

Luz: Sarah Salgado

Visagismo: Alisson Rodrigues e Emi Sato

Designer gráfico: Patrícia Cividanes

Mídias Sociais: Haroldo Miklos

Making of e captações: Otávio Pacheco

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Fotos de cena e palco: Kim Leekyung

Fotos de estúdio: Sérgio Santoian

Produção: Franz Keppler e Rafael Primot

Uma produção Enkapothado Artes

Realização através do Proac2024

Sinopse

A jornalista Nádia (Fernanda de Freitas) entrevista o assassino confesso Adailton (Rafael Primot), que, por sua vez, acusa o executivo Tite (Rogério Brito) de ser o mandante do crime ocorrido dentro de um supermercado. A partir desse encontro, o caso ganha novas proporções nas mídias sociais e desencadeia uma série de desdobramentos inesperados. Inspirado em um fato real.

 

Um incidente trágico que dá início a um intenso drama sobre preconceito, busca por justiça e a manipulação da verdade em uma sociedade marcada pela força da mídia e por julgamentos precipitados. Dirigido por Lavínia Pannunzio e Eric Lenate, traz no elenco nomes como Fernanda de Freitas, Rafael Primot e Rogério Brito. O texto, relevante para os dias atuais, recebeu o prêmio do Estado para montagens inéditas (Proac 2024).

Serviço

Habitat, de Rafael Primot

Temporada: 13 de janeiro a 5 de março de 2026*

às terças, quartas e quintas-feira, às 20h

* Não haverá sessões nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro

**Sessão exclusiva para convidados: 19 de janeiro

Teatro Estúdio –  Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, Metrô Santa Cecília

Ingressos: R$100 (inteira) e R$50(meia-entrada)

Venda online Sympla

Bilheteria:

Bilheteria física: Teatro Estúdio – tel: (11) 97474-1912

Horário de funcionamento: somente em dias de espetáculo, 2 horas antes do início da apresentação.

Estacionamento na frente do teatro

Telefone: (11) 97474-1912

Acessibilidade: Sim

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo