Ao completar um ano de mandato como prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima – Podemos esteve no HU – Hospital de Urgência de São Bernardo, no dia 1º de janeiro de 2026, e no dia da Confraternização Universal, o chefe do Executivo celebrou a marca de um ano da abertura da unidade hospitalar, que antes estava de portas fechadas.
Desse modo, o podemista lembrou que a abertura do HU era uma ação que fazia parte do seu plano de governo e que ajudou a desafogar os atendimentos em outros equipamentos de Saúde do município.

“Há exatamente um ano, eu estava aqui, no dia 1º de janeiro de 2025, abrindo o Hospital de Urgência. Coloquei no nosso plano de governo, que se me tornasse prefeito, esse hospital, seria de portas abertas”, iniciou sua fala.
Desde sua abertura, portanto, durante todo o ano de 2025, o HU atendeu mais de 200 mil pessoas, porém, somente, em outubro passado, a unidade de Saúde realizou 20 mil somente naquele mês.
Antes de abrir as portas do HU, as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento ficavam lotadas, contudo, após a abertura da unidade na região central da cidade foi possível redirecionar os atendimentos.
“Centenas de milhares de pessoas estavam sobrecarregando as UPAs, as Unidades de Pronto Atendimento. Com o HU de portas abertas, a gente deixa o melhor atendimento à UPA e deixa uma outra opção, o Hospital de Urgência de São Bernardo de portas abertas, para atender você, morador de São Bernardo. O ano de comemoração de um hospital que antigamente era de porta fechada, e agora é de portas abertas”, comemorou o prefeito.
Para finalizar a postagem nas redes sociais, Lima concluiu garantindo que a dedicação à área da Saúde seguirá como prioridade.
“É para comemorar, SBC! Hoje faz 1 ano que o Hospital de Urgências abriu as portas pra cuidar da nossa gente. De lá pra cá, foram milhares de atendimentos com respeito, agilidade e estrutura de verdade. E pode ter certeza: em 2026 a saúde, que é muito melhor que antes, vai continuar sendo prioridade, porque aqui tem trabalho por São Bernardo e a cidade avançando como nunca”, escreveu o podemista em seu post.
CELSO M. RODRIGUES

