CidadesHome

Matriciamento qualifica atendimentos e torna São Bernardo referência em atenção primária

Projeto piloto desenvolvido na UBS Vila Euclides foi selecionado como inovador em edital da Fiocruz; estratégia já está presente em todas as unidades

Inovação, acolhimento e resolutividade. Esta é a tríade de sucesso da estratégia de matriciamento que já está presente em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo desde maio de 2025. A estratégia, testada com sucesso em projeto piloto na UBS Vila Euclides, quando a fila por consultas com dermatologistas foi reduzida a ponto de não existir mais espera pelo atendimento, foi selecionada como inovadora em edital da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e transformou a cidade, mais uma vez, em referência no atendimento da atenção primária.
UBS Vila Euclides 02-12-25 Foto Igor Cotrim PMSBC-16
O prefeito Marcelo Lima destacou o orgulho que toda a equipe da Secretaria de Saúde de São Bernardo representa para a cidade. “Foi um ano de muito trabalho, mas também de muito reconhecimento. A gente sabe o quão desafiador é o trabalho na saúde, eu assumi a Prefeitura com grandes problemas e essa equipe vestiu a camisa, se dedicou o ano todo, e os resultados estão aparecendo”, afirmou.
AUMENTO DA RESOLUTIVIDADE – O matriciamento é uma estratégia de atendimento conjunto entre o médico generalista e/ou de saúde da família e comunidade e o médico especialista. Juntos, eles analisam os casos, e as demandas dos pacientes, com objetivo de aumentar a resolutividade na atenção básica, ou seja, aumentar o número de pacientes que têm suas demandas resolvidas na UBS. Diretora de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Andressa Ruiz explica que o matriciamento ou apoio matricial se caracteriza como um novo modo de produzir saúde, com uma proposta de intervenção pedagógica-terapêutica para a construção compartilhada de cuidados.
“O matriciamento proporciona retaguarda especializada, suporte técnico pedagógico, vínculo interpessoal e apoio institucional no processo de construção coletiva de
projetos terapêuticos”, destaca a gestora. “Em dezembro tivemos a oportunidade de receber representantes da Fiocruz e de municípios de quatro Estados brasileiros, que vieram conhecer nosso trabalho, nossos fluxos, levar um pouco das nossas ideias para os seus territórios, e isso nos diz que estamos no caminho certo”, celebrou Andressa.
NÚMEROS ROBUSTOS – Desde maio, a estratégia de matriciamento está presente em todas as UBSs da cidade. Até outubro, foram registradas 13.919 horas de matriciamento ou apoio matricial nas estratégias de Saúde da Criança, da Mulher, do Idoso e Mental, qualificando esse atendimento e aumentando a resolutividade das UBSs. Ao longo do ano, os números da atenção primária também são impressionantes: um total de 1.046.583 atendimentos até novembro.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressalta que a cidade conta com uma das maiores e mais sólidas redes de atendimento à saúde do País. “Com exceção das capitais, nós temos a maior e, sem dúvida, uma das melhores estruturas de atendimento do Brasil. É um grande orgulho fazer parte dessa equipe, liderada pelo nosso prefeito Marcelo Lima, e com certeza 2026 será um ano de ainda mais avanços”, concluiu.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo