Gilberto Costa defende Tarifa Zero somente para munícipes
Vereador argumenta que a medida vai garantir a sustentabilidade do sistema e melhorar o serviço
Em vigor desde 1º de novembro de 2023, o Tarifa Zero, assim chamado o modelo do sistema de transporte público municipal de São Caetano, que oferece transporte dentro de seu território de graça a qualquer pessoa, deve passar por alteração já no início de 2026, quando o prefeito Tite Campanella – PL deve encaminhar à Câmara o projeto de lei com a restrição, em que a gratuidade passará a ser ofertada apenas aos munícipes.
Sustentável e melhor
Dessa maneira, o vereador Gilberto Costa – Progressistas publicou em seu perfil em uma rede social seu posicionamento ao concordar com a medida e justifica sua posição.
“Fico muito feliz com o anúncio feito pelo nosso prefeito Tite Campanella: o programa Tarifa Zero passa a ser restrito aos moradores da nossa cidade. Porque essa é uma medida importante para garantir a sustentabilidade do sistema e melhorar o serviço para quem realmente precisa, reside e contribui com o município”, publicou em seu perfil em uma rede social.
O progressista afirma que essa é uma ação encampada por ele desde o início de 2025 e que defende esse ajuste e, nesse sentido, já apresentou indicações propondo critérios mais justos para usufruir do benefício, inclusive com o uso de tecnologia como o reconhecimento facial.
Caso o projeto de lei seja encaminhado e aprovado pela Casa de Leis da cidade, o transporte de ônibus municipal gratuito, operado pela da concessionária municipal Vipe – Viação Padre Eustáquio, deve se restringir aos moradores do município, que conta com cerca 165.5655 habitantes, de acordo com o Censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do ano de 2022.
Como funciona?
Nos dias atuais, no entanto, a gratuidade é oferecida a qualquer pessoa que embarque em qualquer uma das linhas municipais operadas pela Vipe, em qualquer dia ou horário da semana.
CELSO M. RODRIGUES


