Piscinão Jaboticabal entra em operação
Obra com investimento de R$ 573 milhões vai atender a cerca de 1,5 milhão pessoas da Capital e ABC
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas – Republicanos deu início ao funcionamento do Piscinão Jaboticabal, na tríplice divisa entre São Paulo, São Bernardo e São Caetano, com capacidade de armazenar até 900 mil metros³ de águas pluviais e com investimento de R$ 573 milhões oriundos do governo do Estado, com a presença dos prefeitos de São Bernardo, Marcelo Lima – Podemos, de São Caetano, Tite Campanella – PL e de Guto Volpi – PL, de Ribeirão Pires.
O volume de armazenamento é equivalente a cerca de 360 piscinas e a execução é feita pela SP Águas, Agência de Águas de São Paulo, e amplia a capacidade de controle de cheias e contribuirá para a prevenção de enchentes em uma área de até 100 km².
Com a entrega do reservatório, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas serão atendidas na Capital e no ABC e, com isso, reforça a segurança hídrica e a proteção das áreas mais vulneráveis durante os períodos de chuvas intensas, sendo uma das principais obras de intervenções de macrodrenagem da Região Metropolitana de São Paulo.
Comparação
O governador comparou a grandeza do equipamento com o que há de mais moderno no Japão.
“O maior piscinão da América Latina, 900 mil metros³, maior do que o do Japão, que tem capacidade para 675 mil de metros cúbicos de água”, comparou Tarcísio.
CELSO M. RODRIGUES



