A Câmara Municipal de São Bernardo concedeu a Medalha João Ramalho ao GAPI – Grupo de Atendimento Psicopedagógico Integrado durante sessão solene realizada na noite de sexta-feira (12), no Plenário Tereza Delta, em reconhecimento aos 35 anos de serviços prestados à população, conforme o Decreto Legislativo nº 1.965/2025, de autoria do vereador Jorge Araújo – União Brasil.
Nesse sentido, durante a cerimônia, o parlamentar destacou a trajetória da fundadora Gilda Pena de Rezende Andrade e a relevância do GAPI na oferta de atendimento multidisciplinar a pessoas com deficiência e com TEA – Transtorno do Espectro Autista. “Parabenizo a Gilda, toda a equipe de profissionais, colaboradores e famílias que fizeram do GAPI um patrimônio de São Bernardo do Campo. Vocês promovem transformações e demonstram diariamente que o verdadeiro sentido da vida está em fazer o bem”, afirmou.
Ainda assim, Jorge Araújo reforçou, em seu pronunciamento, o impacto humano do trabalho desenvolvido pela instituição ao longo de mais de três décadas. “O GAPI é a prova viva de que, quando há confiança, respeito e amor, vidas florescem”, declarou o vereador durante a solenidade.
Do mesmo modo, a cerimônia também foi marcada pelo reconhecimento a profissionais que contribuíram para a história do GAPI, entre eles Pietro da Costa Morales Salera (diretor escolar), Michelle Amorim Waiteman Peterka (vice-diretora), Tafnes Amianti Santana da Silva e Sabrina Lorca Cordeiro (coordenadoras pedagógicas), Renata Colonheze Amaral (coordenadora da unidade clínica), além dos professores Marta Pereira Picholari, Deise Fernandes de Moura, Roberta Simionato e Juliano Vieira Assunção, representando o corpo docente.
Juntamente com os profissionais, alunos que concluíram seu ciclo educacional e retornaram à rede regular de ensino também foram homenageados, como João Pedro Sato Souza, Felipe Mazuroski Fernandes, Pedro Henrique Izidoro de Santana, Paulo Pereira de Oliveira Junior, Fernando Ferreira Serrano e Matheus Vieira Armeni, além de Maria Gilda Aronchi, uma das alunas mais antigas da instituição, que encerrou seu ciclo no GAPI neste ano.
Além disso, a mesa de honra foi presidida pelo vereador Jorge Araújo e reuniu a fundadora Gilda Pena de Rezende Andrade, acompanhada de familiares, bem como Fábio Rodrigues Branco, secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, representando o prefeito Marcelo Lima, evidenciando o apoio institucional à causa.
MARCOS FIDELIS

