Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomePolícia

Operação Bairro Mais Seguro prende foragido da Justiça em São Bernardo

Atuação da Romu e da GCM resultou na captura de homem procurado por roubo e em balanço expressivo de ocorrências, reforçando ações preventivas e ostensivas nos bairros

Durante a Operação Bairro Mais Seguro, a Ronda Ostensiva Municipal, força especializada da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo, prendeu um homem procurado pela Justiça pelo crime de roubo. Além disso, a captura ocorreu durante patrulhamento estratégico realizado na sexta-feira (12), na Rua dos Vianas, no bairro Baeta Neves.

Nesse sentido, a equipe visualizou o indivíduo em atitude suspeita e realizou a abordagem padrão. Ainda assim, embora nada de ilícito tenha sido encontrado em sua posse, a consulta aos sistemas policiais confirmou a existência de um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, previsto no artigo 157 do Código Penal.
Contudo, após a confirmação da ordem judicial, o homem foi conduzido ao 6º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça. Ou seja, a prisão reforça o caráter preventivo e estratégico da operação, que tem como foco principal a retirada de foragidos das ruas e o aumento da sensação de segurança nos bairros.

Além disso, a captura integra um balanço mais amplo da Operação Bairro Mais Seguro, que contabilizou 452 ocorrências e atendimentos ao longo dos dias de atuação. Do mesmo modo, o resultado inclui cinco prisões, fruto de ações preventivas e ostensivas realizadas em diferentes frentes da segurança pública municipal.
Por exemplo, entre os principais destaques estão duas capturas de procurados pela Justiça, duas ocorrências de embriaguez ao volante — com uma prisão — e três registros de furto. Bem como, no campo da proteção à mulher, foram contabilizados 29 atendimentos, envolvendo ações de apoio, visitas a vítimas de violência, averiguações de descumprimento de medida protetiva e casos de violência doméstica, que resultaram em uma prisão.

Ainda mais, as demandas relacionadas à ordem pública concentraram o maior volume de registros, somando 158 ocorrências de desordem e perturbação do sossego. Desse total, 50 ocorreram em vias públicas, 103 em estabelecimentos comerciais e quatro em residências, evidenciando a diversidade das situações atendidas pela operação.

Além disso, o balanço inclui duas ocorrências de incêndio, 23 atendimentos envolvendo animais, quatro registros de crimes ambientais e uma ocorrência relacionada à soltura de balões ou fogos. Nesse sentido, os dados refletem a atuação ampla e integrada da Operação Bairro Mais Seguro nos bairros atendidos.

Segundo o comandante da GCM, Eduardo dos Santos, os resultados demonstram a relevância da presença permanente da corporação nas ruas. “O balanço da Operação Bairro Mais Seguro evidencia a importância da atuação planejada, baseada em dados e voltada tanto à prevenção quanto à repressão qualificada, resultando na prisão de procurados, no enfrentamento à violência doméstica e no atendimento às principais demandas da população”, afirmou.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo