O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima – Podemos entregou, na manhã deste sábado (13), o Centro Aquático Batistini – José Leitão Verçosa, em um complexo esportivo construído em uma área de 1.427 m², com investimento de pouco mais de cinco milhões de reais – R$ 5.031.000,00 -, e que conta com piscinas adulto e infantil aquecidas, sala para exames médicos e enfermaria, sala de ballet e judô, sala administrativa, sanitário masculino, feminino, e para portadores de necessidades especiais – PcDs e familiar, além dos campos de futebol anexos ao prédio.
Mais do que lazer
Em sua fala, chefe do Executivo São Bernardense revelou que, além de oferecer momentos de lazer para os moradores, o novo equipamento também terá uma função didática, social e de assistencialismo, inclusive com novidade para 2026.
“Cursos que vamos entregar a partir de 2026: hidroginástica para adultos, mais de 40 idosos com 200 vagas disponíveis, natação para criança de 7 a 12 anos – 150 vagas, balé para criança e adolescente 7 a 15 anos – 75 vagas, judô para criança e adolescente de 5 a 17 anos – 75 vagas, ritmos e dança com 150 vagas, isso tudo a partir de janeiro”, elencou Marcelo as atividades e prosseguiu com a novidade:
“A partir de fevereiro, as inscrições começam agora, todas as piscinas cobertas de São Bernardo vão ter aulas para o PcDs, crianças, adolescentes, adultos, melhor idade, a pessoa com deficiência vai ter um programa de aulas de natação para todos em São Bernardo, nas piscinas cobertas. Então para todos, é para que a gente possa governar para todos”, garantiu o podemista.
Equilíbrio
Fran Silva, secretário de Esportes da cidade, conversou com o REPÓRTER e explicou que o compromisso da atual gestão não é entregar, somente, esporte, porque não se forma atletas de alto rendimento sem antes formar um cidadão.

“Tem que ter um equilíbrio entre o social e o alto rendimento. Não existe o alto rendimento sem o social e vice-versa, um complementa o outro. Portanto, nosso foco é formar cidadão do bem através do esporte, do lazer, contudo, a ideia, também, é resgatar o alto rendimento que estava esquecido, isso está no plano de governo do nosso prefeito Marcelo Lima”, lembrou o titular da Pasta esportiva do município.
O complexo do Centro Aquático Batistini – José Leitão Verçosa conta também com vestiários feminino, masculino, PCD e familiar, espaço para equipamento de salvamento, espaço de convivência, lazer acessível, subsolo para depósito de produção de materiais da piscina, elevador com parada em todos os pavimentos.
O prefeito Marcelo Lima concedeu uma ‘exclusiva’ ao REPÓRTER, e falou sobre a estrutura do local e que sua gestão seguirá se aproximando de todas as esferas da sociedade.
“Estamos inaugurando mais um equipamento, o Centro Aquático do Batistini, piscina para adultos, jovens, crianças, PcDs, totalmente acessível, sala de judô, academia, ginástica, diversão, alongamento, é para cuidar de todos, até ballet tem aqui. Esse é o governo que inclui todos nos seus serviços. Não é à toa que é o governo da inclusão”, pontuou o chefe do Executivo, que projetou o maior orçamento da história da cidade para o esporte em 2026 e o principal desafio que enfrentará:

“O principal desafio é continuar entregando mais do que entreguei em 2025. E, não tenho nenhuma dúvida que o esporte terá o maior orçamento, no ano que vem, da história de São Bernardo, entretanto, isso é fruto de apoio da iniciativa privada, de instituições que deixaram de acreditar em São Bernardo. Por exemplo, Caixa Econômica, porque tínhamos perdido o investimento da Caixa Econômica, pura e simplesmente por falta de diálogo e falta de entender que o esporte é fundamental para a população. Contudo, agora resgatamos a Caixa Econômica, o governo do Estado nos apoiando, o governo Federal, é o governo do diálogo”, avisou o podemista que está disposto a dialogar com todas as vertentes, seja privada ou pública.




