Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesHome

Voltar São Bernardo lança o ‘Passaporte da Inclusão’, que garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques da cidade

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o tom no evento de anúncio do programa no lotado Salão Nobre do Paço, nesta sexta-feira

Programa lançado nesta sexta-feira (5/12) pelo prefeito Marcelo Lima, em evento no Salão Nobre do Paço Municipal de São Bernardo, o ‘Passaporte da Inclusão’ é mais um importante passo do governo na garantia de direitos, na medida em que estabelece a gratuidade de acesso a todos os parques e espaços públicos do município para PCDs (Pessoas com Deficiência) e pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Alegria e emoção deram o tom do encontro — que reuniu em torno de 100 pessoas, entre beneficiados e familiares –, organizado para anunciar e apresentar a iniciativa inédita na cidade, além da entrega das primeiras 61 carteirinhas do programa e 61 vouchers, que garantem o benefício.

 

Durante o ato, o prefeito estava acompanhado da vice-prefeita Jessica Cormick; dos secretários de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Branco, e do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Ronaldo Perrucci; dos adjuntos das duas pastas (Joyce Quintino e Matheus Graciosi, respectivamente) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Alípio Costa; dos vereadores Julinho Fuzari, líder do governo na Câmara, e Maurício Cardoso.  Diretora da Cidade da Criança, parceira da Prefeitura no programa recém-criado, Fabiana Ramos fez parte da mesa e recebeu do prefeito um brinde personalizado (pin) com o brasão de São Bernardo.

 

Convidado especial do evento, Arthur Nascimento, de apenas 9 anos e eleito prefeito mirim da Cidade da Criança em 11 de outubro, elogiou a iniciativa da gestão Marcelo Lima e se colocou à disposição das famílias. “Este é um momento maravilhoso com o prefeito, com a vice-prefeita, e estou muito feliz por estar aqui nesta mesa. E contem muito comigo lá, na Cidade da Criança, para fazer os direitos de seus filhos valerem. Estou muito feliz por todos aqui, por cada um de vocês, e também por essa cidade estar cada vez mais pra frente.”

 

A nova norma abrange todos os equipamentos de lazer e convívio localizados em São Bernardo, independentemente da forma de administração, seja direta da Prefeitura ou indireta, por meio de concessão, permissão ou outra modalidade de delegação. Com isso, fica assegurado o acesso gratuito a áreas como praças, parques, centros de lazer e demais espaços públicos destinados à recreação e ao bem-estar da população, entre os quais a Cidade da Criança.

 

“A gratuidade nos parques e espaços públicos para pessoas com deficiência e TEA é mais do que uma política de inclusão, é uma verdadeira afirmação de direitos e garantia de mais lazer e qualidade de vida para este público. Estamos falando de garantir dignidade, respeito e acesso a ambientes que contribuem diretamente para a qualidade de vida de todos os cidadãos. São Bernardo dá mais um passo firme na direção de fazer de São Bernardo uma cidade cada vez mais inclusiva para todos”, disse o prefeito Marcelo Lima.

 

INCLUSÃO – Moradora do Jardim Beatriz, Juliana comenta que leva a filha a parques, inclusive na Cidade da Criança, mas que a menina não pode se divertir em determinados brinquedos. “Achei ótimo esse programa da Prefeitura, porque inclusão é incluir em todos os espaços. Essa oportunidade de poder levar nos parques de forma gratuita é maravilhosa, porque nesses locais fechados, por exemplo, você tem que comprar passaporte, e não vale a pena, porque a Catarina é neurotípica e não vai em todos os brinquedos.”

 

Para o secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Branco, a criação do ‘Passaporte da Inclusão’ reafirma o compromisso da gestão Marcelo Lima de trabalhar por uma São Bernardo mais inclusiva, acolhedora e acessível. “A iniciativa facilita o lazer, o convívio e a participação social, permitindo que cada pessoa viva plenamente nossos espaços públicos — sempre com respeito, autonomia e dignidade. Seguimos avançando com políticas que enxergam a pessoa com deficiência como protagonista.”

 

HUMANIZAÇÃO – Convidada para falar em nome de todas as famílias e beneficiados que acompanhavam o evento, Patrícia Pereira Lima tinha a seu lado Lorenzo Pereira Lima, filho de 7 anos (autista) e agradeceu ao prefeito e à administração por mais um benefício que a Prefeitura oferece pensando cada vez mais na inclusão. “Quero muito agradecer pela humanização, pelo seu olhar diferenciado, por toda a empatia, prefeito Marcelo, e por esse trabalho, que está fazendo muita diferença e transformando muitas vidas em São Bernardo. Então, não é apenas sobre gratuidade, é sobre bem-estar, momentos de lazer, de alegria, para a gente poder curtir nossas famílias. Muito obrigada, porque São Bernardo pra frente é mais inclusão, mais diversidade, mais representatividade.”

 

Quem tem direito à gratuidade?

Têm direito à gratuidade de acesso, com 1 acompanhante:

– Pessoas com Deficiência (PCD).

– Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Direito de acesso

– A gratuidade compreende a entrada, quando ocorrer em parques naturais, e se estende aos brinquedos quando ocorrer em parques de diversões.

– A gratuidade não se estende às demais atividades e serviços dos espaços, tais como: praças de alimentação, lojas, estacionamento, máquinas de grua, quiosques e outros.

 

Observação: O benefício pode ser utilizado 1 (uma) vez no mês, em qualquer dia da semana.

 

Como a pessoa com deficiência pode garantir o acesso gratuito?

– Adquirir o Voucher de Acesso PCD e TEA – Parques Municipais, exclusivamente de forma presencial, na Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA.

 

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

 

Requisito: Apresentação da Carteirinha de Acesso PCD e TEA – Parques Municipais ou CMIPTEA

 

A solicitação da carteirinha deverá ser feita por meio do portal da Prefeitura de São Bernardo. Para isso, acesse o link https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/servicos/218306/mostrar?assuntoOrigem=341

 

Utilização: Com a Carteirinha de Acesso PCD e TEA – Parques Municipais ou CMIPTEA e o Voucher de Acesso PCD e TEA em mãos, a entrada será liberada nos parques públicos da cidade.

 

Mais Informações: Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Praça Samuel Sabatini, nº 50 – Térreo – Centro – SBC. Telefone (11) 2630-4497.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo