Em SBC, prefeito Marcelo Lima entrega EMEB Três Marias
O novo complexo educacional abrigará cerca de 300 alunos e foi concebido em uma construção de cinco pavimentos no bairro Cooperativa
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima – Podemos entregou, na manhã desta quinta-feira (11), a Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Três Marias, no bairro Cooperativa, assim, o novo complexo educacional conta com estrutura que contempla 11 salas de aula, laboratório de informática, ateliê, biblioteca, espaço maker, sala multiuso e quadra poliesportiva.

Ao realizar a entrega, em sua fala, o chefe do Executivo lembrou o que a sua gestão tem feito pela Educação do município nestes poucos mais de 11 meses de administração, a começar pelo ensino superior gratuito oferecido aos munícipes.
Universidade gratuita
“Lá está escrito a quantidade de escolas em tempo integral, lá está escrito que eu iria criar uma faculdade municipal gratuita para dar oportunidade aos jovens a terem acesso ao nível superior sem pagar um real. Tudo pago pela Prefeitura e, hoje, o que era sinônimo de abandono, um prédio na rua Marechal Deodoro, que estava abandonado há mais de décadas, já está funcionando com 200 alunos terminando o primeiro semestre em nível superior”, celebrou o prefeito.
Embora tenha iniciado com 200 estudantes, o podemista já projetou um número maior de universitários que ingressarão no nível superior e de forma gratuita em 2026.
“A partir de fevereiro, iniciam mais 200, e em junho, mais 400, e vamos finalizar o ano que vem com mais de 800 alunos, e no terceiro ano já com 1.500 e, no quarto ano de governo, com mais de 2.000 alunos só na Faculdade Municipal Gratuita”, planeja Marcelo Lima.
Ainda que tenha aberto as vagas para os cursos superiores gratuitos de Gestão Pública, Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Empreendedorismo e Logística, o prefeito também falou do curso de Direito, na qual a Municipalidade ofertará bolsas de estudos para os alunos que desejam atuar na área.
Faculdade de Direito
“Você imaginar que o jovem sonha em ser advogado, em ser juiz, desembargador, ministro, e aí ele faz o primeiro, o segundo, o terceiro ano do segundo grau, e quando termina o segundo grau, fala: ‘agora eu quero fazer uma faculdade de Direito’, porém, ele não consegue passar no vestibular de uma federal, de uma estadual ou não passa no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O sonho dele acabou?”, questiona Marcelo, que em seguida responde:
“Não. Em São Bernardo, hoje, tem bolsas de estudos para a Faculdade de Direito”.
CELSO M. RODRIGUES

