EMEB Três Marias, em SBC, passa por vistoria e será entregue nos próximos dias
Escola no bairro da Cooperativa receberá cerca de 300 alunos, em um universo municipal educacional que conta com cerca de 41 estudantes no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano
O secretário de Educação de São Bernardo, Julio Cesar da Costa Alexandre, realizou vistoria na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Três Marias, na região do Cooperativa, que será entregue nos próximos dias, e em sua estrutura de cinco pavimentos conta com elevador, 11 salas de aula, laboratório de informática, ateliê, biblioteca, espaço maker, sala multiuso e quadra poliesportiva.
Sai do zero
No momento da vistoria, o REPÓRTER conversou, com exclusividade, com o titular da Pasta da Educação Municipal, que explicou o motivo da concepção da nova unidade educacional.
“É uma EMEB que sai do zero, é um espaço novo de ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano, e que o surgimento dessa EMEB, tanto facilita esta escola que está surgindo, como facilita também as da região, porque a gente vai, com esta ação, diminuir a quantidade de alunos por turma na região. Portanto, isso é de fundamental importância a nível de condições de trabalho para os professores e para as equipes gestoras”, esclarece Júlio.
Ao todo, serão cerca de 300 vagas disponibilizadas para estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, número esse que o secretário mensurou, tanto neste nível educacional, quanto em outros anos, e que este novo equipamento pode colocar a cidade em um patamar de Capital, se tornando referência.
41 mil alunos
“O Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto ano, está todo atendido em São Bernardo. Então, essa região, todos os alunos do primeiro ao quinto ano já estudavam. Isso significa dizer que eles estão apenas se deslocando para um novo prédio, por proximidade, por raio de aproximação, para permitir que todos fiquem numa condição adequada de trabalho. Estamos com cerca de 41 mil alunos do primeiro ao quinto, e quando se coloca também a educação infantil e a educação de jovens e adultos, a gente chega a cerca de 72 mil alunos na rede”, enumera o secretário, que conclui:
“É um número que tipifica o padrão de São Bernardo, mesmo sem ser Capital, como estrutura de Capital. Então, o que for feito aqui e der certo, poderá ser uma experiência também para cidades de porte de Capital”, celebra Julio.
Além de incrementar o ensino municipal, a nova unidade também será responsável por gerar emprego e renda, já que haverá chamamento de pessoas que já prestaram concurso e serão convocadas para ocuparem os cargos na nova unidade, além do pessoal da terceirizada.
CELSO M. RODRIGUES

