O vereador Edison Parra – Podemos, apresentou um projeto de lei que prevê a instalação de câmeras do sistema Smart Sanca no interior e no exterior dos ônibus do transporte coletivo de São Caetano do Sul. Além disso, a iniciativa reforça o uso de tecnologia para ampliar a segurança dos usuários e prevenir episódios de violência.
De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é fortalecer a proteção dos passageiros diante do aumento dos casos de assédio e agressões. “O aumento no número de casos de violência e importunação no transporte público torna necessária a implementação de medidas concretas para proteger a integridade física e psicológica da população”, afirmou Parra. Contudo, ele destacou que a medida será implementada com respeito à privacidade dos usuários.
A proposta determina que as câmeras monitorem áreas estratégicas, como portas de entrada e saída, corredor central, parte traseira, assentos prioritários, área próxima ao motorista e também o lado externo dos veículos. “As imagens serão integradas em tempo real ao sistema de monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança, garantindo-se a preservação da intimidade dos usuários, salvo nos casos previstos em lei”, explicou o vereador. Nesse sentido, o sistema permitirá respostas mais rápidas a situações de risco.
CPI
Paralelamente, a CPI da Dívida instaurada na Câmara de São Caetano avançou nesta terça-feira (9) ao aprovar o convite, na condição de investigados, ao ex-prefeito José Auricchio Júnior – PSD, e à ex-secretária da Fazenda Stefânia Wludarski. A reunião ficou marcada para a próxima sexta-feira (19), quando Stefânia será ouvida às 14h, e Auricchio, às 16h.

