Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesHome

Profissionais da atenção primária de São Bernardo participam de curso para atendimento de pessoas em situação de rua

Projeto piloto da Fiocruz teve a cidade como um dos municípios para lançamento da iniciativa que visa qualificar até 5000 pessoas no cuidado desta população

Profissionais que atuam na atenção primária de São Bernardo, seja nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ou na equipe do Consultório na Rua, participaram nesta sexta-feira (05/12) de projeto piloto da Fiocruz que vai capacitar os trabalhadores que atuam com pessoas em situação de rua. A cidade foi um dos municípios escolhidos para o lançamento da iniciativa, que ocorreu na sede do projeto Meninos e Meninas de Rua, no Centro.

O curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde para o Cuidado à População em Situação de Rua é uma iniciativa do Ministério da Saúde (Coordenação de Acesso e Equidade – CAEQ), por meio do Instituto Aggeu Magalhães Fiocruz PE, em parceria com a Rede Nacional de Consultórios na Rua e de Rua, Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua – MNLDPSR, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MNMMR e o Movimento Nacional População de Rua – MNPR.

QUALIFICAR PRÁTICAS – Pesquisadora da Fiocruz, professora da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e coordenadora, do curso, Paulette Cavalcante explica que a formação tem como objetivo qualificar práticas de cuidado integrais, humanizadas e territorializadas, fortalecendo ações de promoção da saúde, redução de danos e garantia de direitos para pessoas em situação de rua. “A formação articula teoria e prática, valorizando saberes populares, experiências comunitárias e metodologias participativas fundamentadas no pensamento de Paulo Freire”, destaca.

“Vamos discutir com as equipes os processos de trabalho junto à população em situação de rua, na expectativa de melhorar esse cuidado. Vamos buscar a compreensão dos participantes sobre o processo e fortalecer os conhecimentos, pensando sempre na metodologia da educação popular, que parte do princípio de que educandos e educadores aprendem juntos”, completa.

CAMINHO CERTO – A diretora de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Andressa Ruiz, afirmou que ter o município escolhido para sediar o piloto do projeto é uma grande satisfação. “Acredito que seja um indicativo de que estamos no caminho certo, construindo uma rede forte, unida. Temos aqui a participação de todos os coordenadores das UBSs, não apenas da nossa equipe de Consultório na Rua, e com certeza vamos qualificar nosso atendimento e prestar um trabalho cada vez melhor”, pontua.

Coordenadora do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Débora Zanutto Cardillo agradeceu aos trabalhadores pela participação, lembrou que é um grande desafio estar nas ruas para atender essa população, e frisou que “não existem respostas simples para problemas complexos”. “Vamos fortalecer cada vez mais a nossa rede, ampliar e qualificar o nosso trabalho, pensando na pessoa que está lá na ponta e que precisa muito do nosso cuidado”, finalizou.

O curso vai disponilizar até 5.000 vagas para trabalhadores da Atenção Primária e profissionais interessados na temática. Outras informações podem ser obtidas no site https://www.cpqam.fiocruz.br/.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo