Profissionais que atuam na atenção primária de São Bernardo, seja nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ou na equipe do Consultório na Rua, participaram nesta sexta-feira (05/12) de projeto piloto da Fiocruz que vai capacitar os trabalhadores que atuam com pessoas em situação de rua. A cidade foi um dos municípios escolhidos para o lançamento da iniciativa, que ocorreu na sede do projeto Meninos e Meninas de Rua, no Centro.
O curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde para o Cuidado à População em Situação de Rua é uma iniciativa do Ministério da Saúde (Coordenação de Acesso e Equidade – CAEQ), por meio do Instituto Aggeu Magalhães Fiocruz PE, em parceria com a Rede Nacional de Consultórios na Rua e de Rua, Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua – MNLDPSR, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MNMMR e o Movimento Nacional População de Rua – MNPR.
QUALIFICAR PRÁTICAS – Pesquisadora da Fiocruz, professora da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e coordenadora, do curso, Paulette Cavalcante explica que a formação tem como objetivo qualificar práticas de cuidado integrais, humanizadas e territorializadas, fortalecendo ações de promoção da saúde, redução de danos e garantia de direitos para pessoas em situação de rua. “A formação articula teoria e prática, valorizando saberes populares, experiências comunitárias e metodologias participativas fundamentadas no pensamento de Paulo Freire”, destaca.
“Vamos discutir com as equipes os processos de trabalho junto à população em situação de rua, na expectativa de melhorar esse cuidado. Vamos buscar a compreensão dos participantes sobre o processo e fortalecer os conhecimentos, pensando sempre na metodologia da educação popular, que parte do princípio de que educandos e educadores aprendem juntos”, completa.
CAMINHO CERTO – A diretora de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Andressa Ruiz, afirmou que ter o município escolhido para sediar o piloto do projeto é uma grande satisfação. “Acredito que seja um indicativo de que estamos no caminho certo, construindo uma rede forte, unida. Temos aqui a participação de todos os coordenadores das UBSs, não apenas da nossa equipe de Consultório na Rua, e com certeza vamos qualificar nosso atendimento e prestar um trabalho cada vez melhor”, pontua.
Coordenadora do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Débora Zanutto Cardillo agradeceu aos trabalhadores pela participação, lembrou que é um grande desafio estar nas ruas para atender essa população, e frisou que “não existem respostas simples para problemas complexos”. “Vamos fortalecer cada vez mais a nossa rede, ampliar e qualificar o nosso trabalho, pensando na pessoa que está lá na ponta e que precisa muito do nosso cuidado”, finalizou.
O curso vai disponilizar até 5.000 vagas para trabalhadores da Atenção Primária e profissionais interessados na temática. Outras informações podem ser obtidas no site https://www.cpqam.fiocruz.br/.

