O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima – Podemos esteve na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Escritor Júlio Atlas, na Paulicéia, no final da manhã deste sábado (06), para realizar a entrega de mais 725 óculos de grau para os estudantes da rede municipal de ensino que passaram pelo Programa ‘Ouvir, Ler e Aprender’, quando são feitos exames de acuidade visual e de audiometria para identificar se há algum déficit, seja visual ou auditivo.

Quase 5 mil
Desse modo e com a entrega deste sábado (06), mais de 4.900 estudantes foram identificados com problemas de visão e já receberam seus óculos, além de pouco mais de 100 alunos foram diagnosticados com problemas de audição.
O prefeito Marcelo Lima afirmou que esse programa não é pontual, seguirá na rede municipal de ensino da cidade e, inclusive, comentou sobre o número de alunos que foram diagnosticados com algum distúrbio visual ou auditivo.
“Até esse momento, 101 alunos foram detectados com problema de audição e, portanto, foram diagnosticados pela rede, e quase cinco mil óculos, no dia de hoje, foram entregues”, destacou o prefeito.
Embora a rede municipal de ensino acolha cerca de 77 mil estudantes, um número bastante considerável, o Programa Ouvir, Ler e Aprender já conseguiu abranger quase metade da demanda em pouco menos de seis meses, conforme explicou o podemista.
77 mil alunos
“Na rede pública há em torno de 77 mil alunos, que é o total conhecido na rede, e serão totalmente incluídos no programa. Portanto, já começaram agora e vão finalizar no primeiro semestre do ano que vem. E até o dia de hoje cerca de 30 mil alunos já passaram pelo programa desde junho”.
Apesar de o ano letivo estar chegando ao fim, Marcelo Lima confirmou que no primeiro dia de aula de 2026 o programa será retomado e que até junho do ano que vem 100% da rede de ensino municipal será contemplada com o ‘Ouvir, Ler e Aprender’.
Entretanto, o chefe do Executivo já avisou que assim que o estudante passar pelo programa, este continuará sendo assistido pela rede de Saúde da cidade.
“A gente tem que acompanhar esse aluno, independentemente se está na rede ou não. Ele passou pelo programa, ele vai continuar tendo atendimento na rede pública de Saúde de São Bernardo”, garantiu o prefeito.
O que é?
Ouvir, Ler e Aprender é um programa que vai até a escola municipal, com técnicos da saúde e da educação, realizando exames de audiometria e de acuidade visual, e assim que é detectado o problema na audição na criança, esta é encaminhada imediatamente para a Unidade Básica de Saúde, para a Secretaria da Saúde, para fazer o diagnóstico e tratamento. Assim sendo, após detectado o problema de visão e a necessidade de usar o óculos, a Prefeitura entrega o óculos sem custo nenhum ao munícipe.
Vale lembrar que, quem escolhe a cor e o tipo de armação dos óculos são os pequenos estudantes.
CELSO M. RODRIGUES

