O vereador Cicinho Moreira – PL, apresentou um projeto de lei que busca instituir, em São Caetano, um programa de acompanhamento psicológico e médico para gestantes e puérperas que apresentem sinais ou diagnóstico de depressão pós-parto. Além disso, a proposta destaca que o atendimento deve ser humanizado e executado por profissionais capacitados da rede municipal.
Objetivo
Segundo a justificativa do texto, a depressão pós-parto é uma condição que impacta diretamente o bem-estar da mãe, o desenvolvimento do bebê e a própria dinâmica familiar. Nesse sentido, Cicinho ressaltou a urgência da iniciativa. “É fundamental que o poder público garanta suporte especializado e humanizado, promovendo a saúde materna e prevenindo danos mais graves”, afirmou o parlamentar.
Funcionamento
A proposta determina que o acompanhamento seja contínuo, desde o período gestacional até o primeiro ano de vida da criança, realizado por equipes da ESF – Estratégia Saúde da Família nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde. Ainda mais, o projeto prevê que a Casa da Gestante e demais equipamentos de apoio à maternidade atuem de forma integrada, ou seja, monitorando e encaminhando cada caso conforme a necessidade.
Essencial
Para o vereador, o cuidado integral à saúde da mulher no ciclo gestacional e pós-parto é essencial para fortalecer a rede pública municipal. Apesar disso, ele reconhece que ainda há desafios na ampliação da oferta de atendimento, mas vê evolução com a proposta. “Esta iniciativa representa um avanço na proteção à maternidade e ao desenvolvimento saudável das crianças, além de fortalecer a rede de atenção básica do município”, completou Cicinho Moreira.
MARCOS FIDELIS

