Debutante na Casa de Leis de São Caetano, o vereador Welbe Macedo – PSB conversou com o REPÓRTER sobre a nova experiência na vida pública, na qual a classificou como aprendizagem, além de apresentar seu ponto de vista sobre apoios e nomes para as eleições que se avizinham, entretanto, garantiu que tudo deve ser avaliado e que nenhuma decisão será individual.
A princípio, Welbe comentou sobre seu primeiro ano como político eleito e como percebe sua atuação nesses pouco mais de 10 meses.
Positivo
“O primeiro ano foi um aprendizado e, dessa maneira, procurei observar mais, trabalhar as minhas pautas, portanto, foi um ano positivo para mim, já que consegui ter uma efetividade grande, produção legal, atendi a expectativa dos meus eleitores, então avalio como positivo”, classifica o pessebista sua atuação em 2025.
Quanto a ter seu nome ventilado para o pleito de 2026, Macedo confirma que não será candidato e que seu foco é o atual mandato.
“Não, ainda não. Estou voando baixo, isso deixa o futuro para a gente decidir, mas por enquanto vou focar na vereança e ajudar o governo para fazer a cidade melhor”.
Decisão partidária
Por outro lado, quando perguntado sobre apoios, Welbe indicou que seguirá a decisão partidária.
“Meu partido é o PSB, então ainda estamos conversando, avaliando para ver se vai ter o apoio junto aos candidatos do partido ou se também a gente vai ampliar e ajudar algum candidato aí da região”, mantém, Welbe, o mistério sobre apoios, por enquanto.
No entanto, Welbe afirmou que há critérios para definir apoios e recordou de uma parlamentar que contribuiu com São Caetano, mas que é pouco lembrada no ABC.
“Tem vários candidatos que apoiam o município, a região, mas isso é uma decisão que vai ser tomada em grupo. Vamos avaliar, claro, o trabalho de cada um e seguir ajudando quem tem mais proposta aqui para a nossa cidade, assim como no meu partido mesmo tem grandes candidatos que também estão auxiliando aqui, mandando emendas. Por exemplo, recebi duas emendas da deputada Tabata Amaral, então é um nome, afinal nos enviou 250 mil e outra de 300 mil, para terceira idade, que era da saúde, e a próxima para o esporte”, revelou o vereador.
CELSO M. RODRIGUES

