Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesHome

No Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS, Diadema debate desafios para prevenção e cuidado

Secretaria Municipal da Saúde promoveu palestras nesta segunda-feira (1º/12), com profissionais da rede e interessados no tema

Nesta segunda-feira (01/12), Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema realizou o evento “Desafios para o Enfrentamento da Epidemia do HIV em Diadema: Estratégias de Prevenção e Cuidado”, no auditório do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde. A atividade reuniu profissionais da rede municipal de Saúde, Educação e Assistência Social e interessados no tema.

Na abertura, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Vivian Santos, destacou a importância do trabalho de prevenção e cuidado. “Neste Dia Mundial, reforçamos o nosso compromisso com a saúde da população. É nosso papel fazer a prevenção e também cuidar, acolher, dar acesso ao teste e ao tratamento”, afirmou.

 

foto divulgação

O psicólogo e coordenador do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids e Hepatites Virais (PMIAH), William Cristoffer de Souza, destacou o panorama da doença, explicou a composição da rede, ações e resultados.

Em seguida, a infectologista do Centro de Referência (CR) em IST/Aids e Hepatites Virais de Diadema, do PMIAH e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Adriana Paulino, abordou a Profilaxia Pré-Exposição (PREP HIV), estratégia efetiva de prevenção combinada no enfrentamento da epidemia de HIV.

A ginecologista e sexóloga, Jaqueline Neves, e o infectologista do Ambulatório Diatrans e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Maike Prata, trataram do tema “Um olhar sobre as vulnerabilidades: relação entre determinantes de vulnerabilidade e transmissão do HIV, sífilis e outras IST”.

Ao todo, o município acompanha 1.690 pessoas vivendo com HIV, cadastrados e em seguimento pelo CR. Os pacientes passam por consultas periódicas com infectologistas, realização de exames de rotina, avaliações regulares de enfermagem, acompanhamento psicológico e psiquiátrico quando necessário, além de monitoramento da adesão pela farmácia clínica. Há busca ativa para pacientes em atraso e acolhimento imediato aos recém-diagnosticados.

 

Prevenção

A Campanha Fique Sabendo 2025 ocorreu de 24 a 28 de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelos bairros do município, com testes rápidos, profilaxias pré e pós (PEP e PREP) exposição e distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, além de realização de palestras educativas.

De janeiro a novembro deste ano, foram realizados 13.663 teste rápidos de HIV na rede, 11.728 testes de sífilis, 8.267 de hepatite B e 7.152 de hepatite C.

 

Serviço:

 

Centro de Referência (CR) em IST/Aids e Hepatites Virais de Diadema
Centro de Testagem e Aconselhamento: de segunda a sexta, das 9h às 16h. Testagem de HIV e sífilis: das 9h às 15h30. Não é necessário agendamento.
Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde. Av. Antônio Piranga, 700, 2º andar – Centro.
Telefone: 11 4043-8142

Unidades Básicas de Saúde

O horário de testagem pode variar, procure sua UBS de referência. Endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo