O Instituto Criar, em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul, está com inscrições abertas para a Turma 22 do projeto ‘Luz, Câmera e Ação Cultural!’, ministrado pelo Instituto Criar de TV e Cinema e Novas Mídias. São 20 vagas para jovens entre 17 e 24 anos, exclusivamente de São Caetano, que tenham interesse em trabalhar com audiovisual. As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas por meio de formulário disponível no site do Instituto Criar [https://institutocriar.org/processo-seletivo-turma-22-sao-caetano-do-sul], até 15 de dezembro.

São 10 meses de formação, ao longo de 2026, com aulas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. O curso abrange os principais eixos de criação e realização audiovisual, contemplando as áreas de Animação, Assistência de Direção, Áudio, Direção de Arte: Figurino e Caracterização, Direção de Arte: Cenografia, Fotografia, Produção, Pós-Produção e Roteiro.

Todo jovem selecionado receberá uma Bolsa Cultura concedida pela Prefeitura de São Caetano do Sul no valor de R$ 1.804 (um mil, oitocentos e quatro reais), além de alimentação no local do curso. O projeto ‘Luz, Câmera e Ação Cultural!’ é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Criar, realizado com recursos captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Atenção: verifique no site do Instituto Criar todos os pré-requisitos (também disponíveis no formulário de inscrições) para participar do processo seletivo antes de efetivar a inscrição. O cronograma com as etapas da seleção está disponível nos mesmos endereços eletrônicos e deve ser acompanhado ativamente pelo candidato.
Em caso de dúvidas: processoseletivo@institutocriar.org ou (11) 9.9554-2391.
Programa CultSP PRO – Projeto Criar
A Prefeitura de São Caetano do Sul aderiu ao programa CultSP PRO – Projeto Criar por meio da Lei Municipal 6.287 de 22 de outubro de 2025, disponível no Diário Oficial do município, publicado em 23 de outubro [https://diariooficial.saocaetanodosul.sp.gov.br/download/VisualizadorDocumento.aspx?docID=2379].
O programa tem por objeto o desenvolvimento de ações de capacitação e formação profissional nas áreas do audiovisual para jovens da cidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica. É coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, com o formato e condições estabelecidos pela Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas em parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídia

