A Biblioteca Nair Lacerda, localizada no Paço Municipal de Santo André, recebe nesta quarta-feira (3), às 19h, a última edição do ano do projeto Encontro com o Escritor, com a participação de duas vozes fundamentais da cena cultural periférica: Pedro Simples e Zula.
Com o tema “Sarau e Batalha de Rima: a cidade escrita na oralidade”, a mesa reúne os dois artistas que transformam vivência em linguagem e comunidade em força criativa para uma celebração do poder da palavra falada, da poesia coletiva e das narrativas que nascem da experiência urbana.

Pedro Simples é MC, multi-instrumentista e fazedor de cultura desde os 17 anos. Forjado na cultura hip hop, atua também como produtor musical e cultural. É fundador do Sarau da Consciência, criado em 2016 e realizado semanalmente desde então, consolidando-se como espaço de expressão e construção coletiva. Sua trajetória atravessa sonoridades, poesia e ações comunitárias que afirmam a arte como prática de resistência.
Já a multi-artista Zula, uma mulher preta e periférica, foi criada na Vila Luzita, é conselheira de cultura da cidade e organizadora da Batalha Donas da Rua, espaço dedicado exclusivamente a mulheres em sua pluralidade, homens trans e pessoas não binárias. Integra o núcleo Hip Hop das Minas ABCDMRR e atua como terapeuta ocupacional no Caps Adulto de São Mateus. Para Zula, a arte e o hip hop são ferramentas de cuidado, transformação e revolução, capazes de revelar a realidade das ruas e fortalecer o conhecimento que nasce da experiência vivida.
Sempre realizado na primeira quarta-feira do mês, o encontro é mediado pela escritora, produtora cultural e designer editorial Isabela Veras, que nesse último encontro do ano irá promover mais uma reflexão sensível e potente sobre memória, identidade e território através da oralidade.
Serviço
Encontro com o Escritor – tema “Sarau e Batalha de Rima: a cidade escrita na oralidade”
Data: 3/12 (quarta)
Horário: 19h
Local: Biblioteca Nair Lacerda
Endereço: Praça IV Centenário – Centro
Gratuito

