Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesHome

Diadema conclui entrega gratuita de 184 óculos para estudantes da rede municipal

Entrega faz parte do programa Educando com Visão no Futuro, iniciativa que identifica e corrige dificuldades visuais em crianças, em parceria com o Rotary Club de Diadema Floreat

A Prefeitura de Diadema, por meio das secretarias de Saúde e Educação, fez a entrega gratuita de mais 100 óculos para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de Diadema que tiveram necessidades visuais identificadas por meio do programa Educando com Visão no Futuro, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde e o Rotary Club de Diadema Floreat.

Fotos: Adriana Horvath/Arquivo Pessoal

A ação, ocorrida na sede da Secretaria de Educação no dia 30 de novembro, marcou a etapa final da primeira edição do programa, que entre setembro e novembro avaliou cerca de 2,5 mil estudantes de 19 escolas da rede municipal. O objetivo do programa é identificar e corrigir precocemente possíveis dificuldades visuais — condição que pode impactar diretamente o processo de alfabetização, especialmente nos primeiros anos escolares.

O trabalho começou em setembro, quando uma equipe da Secretaria de Educação, capacitada por especialistas do Quarteirão da Saúde, percorreu as unidades escolares, realizando testes de acuidade visual para a triagem inicial das crianças que necessitariam de atendimento especializado.

Fotos: Adriana Horvath/Arquivo Pessoal

Após essa etapa, 184 estudantes compareceram ao Centro de Especialidades do Quarteirão da Saúde para a realização de exames oftalmológicos completos, de onde já saíram com a receita médica em mãos. O mutirão contou com o apoio do Rotary Club de Diadema Floreat, que doou 84 armações gratuitas para crianças que apresentaram necessidade de correção visual.

Com o encerramento da primeira edição do programa, mais 100 estudantes receberam seus óculos novinhos de maneira totalmente gratuita, garantindo melhores condições de aprendizado e qualidade de vida.

Alessandra, avó da pequena Alice, estudante da EMEB Anita Catarina Malfatti, acompanhou de perto todas as etapas do programa e celebrou. “Eu achei a iniciativa maravilhosa, principalmente porque, às vezes, as crianças não percebem que têm dificuldade para enxergar, então a gente não sabe se ela está precisando dessa assistência. Eu participei desde o início, então estou muito feliz”, afirmou.

Para o secretário de Educação, Felipe Sigollo, o resultado desta primeira edição demonstra o compromisso de Diadema em fortalecer as políticas públicas. “Garantir a visão dos nossos alunos é enxergar um futuro de aprendizado sem barreiras. O ‘Educando com Visão no Futuro’ é o olhar de Diadema para a educação que transforma vidas. É investir no alicerce da aprendizagem”, conclui.

Texto: João Turco
Fotos: Adriana Horvath/Arquivo Pessoal

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo