Tite entrega escultura em memória às jovens Isabela e Isabelli
Jovens de 18 anos perderam a vida ao serem atropeladas, em abril deste ano, em um dos cruzamentos da avenida Goiás
O prefeito Tite Campanella – PL, de São Caetano,entregou na manhã deste sábado (29), uma escultura em memória às jovens: Isabelli Helena de Lima Costa e Isabela Priel Régis, que perderam suas vidas após serem atropeladas em abril passado, em um dos cruzamentos da avenida Goiás, principal via da cidade, ação que marca também o lançamento de campanha de Segurança no Trânsito.
A escultura de 88 centímetros é de autoria de Giancarlo Avantaggiato e está instalada nas esquinas das avenidas Goiás com Dr. Augusto de Toledo, em frente à Secretaria de Cultura e da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.

O prefeito, mais uma vez, se solidarizou com as famílias das vítimas, lembrou que o fato ainda está vivo na memória dos munícipes e que a escultura é um ato ínfimo perto da perda, mas que serve também para trazer mais consciência no trânsito.

“Quero agradecer à família da Isabela e da Isabelli, por concordarem que a cidade e a Municipalidade fizessem essa homenagem, muito singela, muito simples, muito pequena, diante de toda a dor da perda das duas meninas. São duas coisas muito importantes que a gente tem que fazer com essa tristeza que aconteceu com vocês e com a gente como comunidade. Primeiro: homenageá-las e lembrar sempre delas, que a vida delas não tenha sido em vão, então, que seja sempre uma forma da gente lembrar e trabalhar para dar mais segurança para todo mundo que anda e que vive na nossa cidade. E o segundo é exatamente isso, implantar políticas públicas para que isso que aconteceu nunca mais venha a acontecer”, pontuou Tite.
O liberal recordou também de outro trágico acidente que ceifou mais uma vida de outra jovem, mas em outra via, na avenida Presidente Kennedy.
“A perda dessas meninas, que junto com a Giovanna, que foi atropelada também ali na rua da Presidente Kennedy, soou como um choque muito grande para a cidade. E a elaboração dessa obra de arte, primeiro para homenageá-las e segundo para que a gente não se esqueça do que aconteceu e que continuemos trabalhando para acabar com o flagelo que são as mortes do trânsito”, pediu o chefe do Executivo.

Tecnologia
Por outro lado, Campanella explicou também como vai ser direcionado os esforços para implantar tecnologia a favor de um trânsito mais seguro e que a ideia não é criar uma indústria da multa.
“Estamos buscando novas tecnologias para espalhar pela cidade. E, portanto, quando digo tecnologia, é sinalização, faixas de pedestres inteligentes, formas de controle do fluxo de veículos que privilegiem o pedestre e, claro, consequentemente, tem também a punição. Por isso, aqueles que infringirem as regras vão ser punidos, vai doer no bolso. Contudo, não se trata, obviamente, de implantar uma indústria de multas, no entanto, é um compromisso que a cidade tem que ter com a comunidade e com a preservação das vidas”, classificou o prefeito.
Educação
Por fim, o liberal falou sobre o que já existe para criar, desde cedo, nos pequenos, uma consciência de responsabilidade no trânsito.
“A gente já faz isso há muito tempo e não economizou informação, tanto que a gente criou no Parque Cidade das Crianças uma mini-pista de trânsito e tudo mais. Infelizmente, o que dói, na verdade, nas pessoas é o bolso. E a gente não quer, obviamente, punir, multar, fazer isso uma indústria de multa, no entanto, quer que as pessoas entendam que você tem limites de velocidade que têm que ser obedecidos, para que o que aconteceu com a Isabela, com a Isabelli e com a Giovanna não volte a se repetir”, Tite mandou o recado.
Sobre o orçamento, o prefeito disse que já existem valores provisionados, mas se for necessário haverá incremento.
“No total de orçamento, na Secretaria de Trânsito está estipulado na lei de orçamento que nós mandamos para a Câmara, entretanto, se a gente precisar fazer mais investimentos, a gente aumenta a dotação orçamentária”, garantiu ele.
CELSO M. RODRIGUES
