Com uma trajetória marcada pela união entre criatividade e tecnologia, o artista Maurício Nocêra, o Lito, se prepara para levar seus traços para o exterior entre os dias 3 e 7 de dezembro, durante o Red Dot Miami, uma das feiras mais prestigiadas da Miami Art Week, período em que a cidade se torna o maior polo global da arte contemporânea.
“Estar nesse evento é mais do que uma conquista profissional. É a realização de um sonho. É ver minha arte cruzar fronteiras, alcançar novas pessoas e inspirar olhares de diferentes partes do mundo. Tudo o que criei até aqui, cada traço, cada cor, cada ideia, me trouxe para esse momento. E esse é só o começo de uma jornada ainda maior”, pontua o artista.
Nesta edição do Red Dot Miami, o artista brasileiro foi convidado por uma galeria de Nova York para integrar seu estande oficial, um feito marcante, já que a feira só recebe artistas representados por galerias e aprovados por curadoria especializada.
Realidade aumentada: tecnologia e modernidade através dos traços
Reconhecido como pioneiro no Brasil em implementar interação em realidade aumentada em suas obras, Lito leva ao Red Dot Miami seu formato inovador: peças que ganham vida ao serem visualizadas pelo celular. Ao apontar a câmera para as obras, o público experimenta animações, movimentos e elementos tridimensionais, que transformam cada quadro em uma experiência imersiva.

Essa assinatura já se tornou um dos diferenciais mais marcantes do artista, que encontrou na tecnologia uma forma de aproximar o público e expandir os limites da arte tradicional.
Suas obras estão presentes em diversas galerias no Brasil, Estados Unidos e Europa. Além disso, Lito tem em seu portfólio diversas collabs com grandes marcas como Claro, Carolina Herrera (perfume 212 Heroes), Havaianas, Água de Coco, Suvinil, entre outros.
Trajetória e inspirações
Publicitário formado pela Universidade Metodista de São Paulo, Lito sempre teve a arte como parte de sua vida – influência direta de sua mãe. Autodidata, aprofundou técnicas de arte urbana, spray e tinta acrílica.
Sua obra carrega referências marcantes do grafite de rua e diálogos com nomes como Os Gêmeos, Kobra e Banksy, mas vai além de um estilo único: Lito transita entre releituras de mestres como Da Vinci e Michelangelo, inspirações em cinema, música e cultura pop, além de produções personalizadas que revelam sua versatilidade criativa.
Acompanhe
Instagram: @eusoulito
Site: www.eusoulito.com.br
