A Universidade Federal do ABC (UFABC) apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (26/11), seus novos cursos para 2026, com destaque para a criação da Licenciatura em Educação das Infâncias, Linguagens e Artes (Leila), curso de ingresso que permitirá o acesso à Licenciatura em Pedagogia. O evento ocorreu no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, responsável por reforçar o pleito como uma demanda regional histórica.
A partir do próximo ano, a UFABC ofertará a Leila com 50 vagas, possibilitando que os estudantes, após a conclusão do curso, realizem a formação em Pedagogia. A proposta pedagógica é interdisciplinar e prevê atuação com crianças de até dez anos, contemplando Educação Infantil, pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental, além de espaços não escolares, como equipamentos culturais, sociais, de lazer e organizações do terceiro setor.
O curso terá duração prevista de quatro anos, com oferta em turnos matutino e noturno no campus de Santo André, ampliando as oportunidades para quem pretende ingressar na carreira docente.
A instituição também apresentou a nova Licenciatura em Geografia, com 40 vagas, destinada à formação de professores para atender outra demanda das redes municipais do Grande ABC.
As vagas na UFABC para os bacharelados e licenciaturas interdisciplinares de ingresso são preenchidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contemplando o sistema nacional de cotas. Além disso, a universidade também dispõe de políticas específicas de ingresso voltadas para pessoas refugiadas, pessoas trans e reserva de vagas olímpicas. Além disso, a UFABC criou o Programa de Ingresso para Egressos de Escolas Públicas do Grande ABC (Proep-ABC), que garante reserva de vagas específicas para estudantes da rede pública da região.
A apresentação contou com a presença de representantes municipais de educação, gestores escolares e membros do Consórcio ABC, reunidos para conhecer os detalhes da nova oferta e discutir estratégias de fortalecimento da formação docente na região.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, destacou a intensa articulação realizada pela entidade regional junto à universidade nos últimos anos para viabilizar a licenciatura em Pedagogia na UFABC.
“Há anos os municípios do Grande ABC apontam a carência de docentes para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a UFABC ampliando seu protagonismo como formadora de professores, garantimos que mais jovens da nossa região terão acesso à universidade e que nossas redes municipais contarão com profissionais qualificados para enfrentar os desafios do presente e do futuro”, afirmou.
Histórico
A licenciatura em Pedagogia na UFABC é uma demanda histórica do Consórcio ABC e das redes municipais de ensino. O pleito integra o Plano Regional de Educação, elaborado em 2016, e foi reforçado em maio de 2022, durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) Educação com o reitor da universidade.
Desde então, o Consórcio ABC apontou desafios como a redução de vagas em instituições que formavam profissionais da educação, queda no número de ingressantes e o aumento de aposentadorias de docentes no Grande ABC.
A proposta foi contemplada no novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC, que prevê os rumos da instituição para os próximos dez anos e foi aprovada pelo Conselho Universitário (ConsUni).
