HomePolítica

Atila critica demolições em Mauá e cobra ação legal e humanitária da Prefeitura

Deputado estadual do União Brasil afirma que operação ocorreu sem aviso prévio e promete apoio jurídico e social às famílias afetadas

O deputado estadual Atila Jacomussi – União Brasil, voltou a criticar duramente as ações de demolição realizadas em áreas consolidadas de Mauá. Além disso, ele classificou a operação ocorrida nesta semana como “mais um dia triste para famílias humildes”, destacando que moradores tiveram suas casas derrubadas sem notificação prévia.

 

CASO

Segundo Atila, o episódio reacende uma série de denúncias envolvendo demolições em bairros como Itaussú, Oratório e outras regiões da cidade. Nesse sentido, o parlamentar afirmou que famílias trabalhadoras vêm perdendo suas moradias de forma abrupta, com uso de maquinário pesado da Prefeitura. “Mais uma vez, cenas lamentáveis de demolição de casas em Mauá, de gente humilde, trabalhadora e sem aviso prévio”, lamentou.

O deputado também ressaltou que já existe processo de regularização e urbanização em andamento no bairro atingido. Ainda mais, ele mencionou que os dados oficiais foram fornecidos por ele próprio em 2020, durante sua gestão como prefeito. “Existem meios de urbanizar o que já existe, sem ser com força, demolição, medo, insegurança e destruição”, acrescentou, defendendo alternativa mais humana e planejada.

 

ÁREA

Atila evitou entrar no mérito da localização específica, contudo, reforçou que grande parte dos bairros mauaenses nasceu de ocupações antigas que, ao longo dos anos, foram se consolidando. Em outras palavras, segundo ele, muitas das comunidades de hoje surgiram exatamente da luta por moradia, e cabe ao poder público buscar soluções, não punir quem construiu seus sonhos. “Ninguém pode ver seus sonhos morrerem embaixo de uma escavadeira”, afirmou.

A operação — que, conforme apuração preliminar, teria sido realizada conjuntamente entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente — foi classificada por Atila como ilegal. Todavia, ele informou que cobrará explicações formais e responsabilizações. “A ação foi realizada sem notificação e aviso prévio (…). Irei cobrar as respostas dessa ação que, no meu entendimento, foi ilegal”, completou.

 

TRABALHO

Durante todo o dia, o parlamentar acompanhou os desdobramentos da situação, que começaram pela manhã e resultaram em uma manifestação pacífica diante da Prefeitura. Além disso, o episódio culminou em uma nova reunião com os moradores no bairro Vila Real. Atila garantiu que colocará à disposição das famílias “todo o apoio jurídico, contábil e social”, para assegurar que seus direitos sejam preservados.

A Prefeitura, por sua vez, recebeu uma comissão de moradores e prometeu encaminhar equipes da Assistência Social e da Secretaria de Habitação para mapear e atender as mais de 300 famílias da área atingida.

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo