CulturaHome

9ª Sinfonia de Beethoven

SP Chamber Orchestra e Orquestra ALMAI-SP apresentam o Concerto de NatalDia 19 de dezembro, às 20h30, no Teatro B32 Regência: Giovanna Elias

SolistasO baixo-barítono russo, renomado mundialmente,

Denis Sedov, o tenor brasileiro Paulo Mandarino,

a mezzosoprano Juliana Taino e a soprano Maria Carla Pino

que vem conquistando o mundo da ópera na Europa.

 

Símbolo da fraternidade entre os povos e do triunfo da humanidade sobre a adversidade, a Nona Sinfonia de Beethoven transcende o tempo e se torna, a cada execução, um convite à paz, união, alegria e fraternidade.

Seu último movimento, o inesquecível “Ode à Alegria”, ergue-se como um hino universal de esperança, onde vozes e instrumentos se unem para afirmar que, apesar de toda dor, a alegria ainda é possível — e partilhada.

A temporada 2025 da SP Chamber Orchestra foi desenhada da morte à vida, do fim ao começo, revelando que a existência é um ciclo anacrônico.

Começamos com o Requiem de Mozart — o fim — e seguimos com as quatro sinfonias de Brahms, atravessadas por uma Eroica no meio, como um presságio do que viria em dezembro.

As quatro sinfonias de Brahms foram apresentadas em ordem inversa, culminando na Primeira Sinfonia, considerada por muitos a “Décima de Beethoven”, cujo tema final dialoga com o “Ode à Alegria”.

Assim, a Primeira de Brahms se encontra com sua musa, a Nona de Beethoven — ponto de convergência entre fim e recomeço.

E, como um espelho do início, encerramos o ano como começamos: com coro e orquestra, agora em plena celebração da vida com a Nona Sinfonia de Beethoven.

Encerrando a temporada com grandiosidade e emoção, a SP Chamber Orchestra, a Orquestra ALMAI-SP, Opera Atelier Artists, Coral “a tempo” do Estúdio Encanto e Coral da Cidade de Santo André, junto a grandes solistas apresentam o Concerto de Natal: 9ª Sinfonia de Beethoven, sob a regência de Giovanna Elias.

A alegria é revolucionária, e Beethoven sabia disso. Ele acreditava que a música podia aproximar os povos e neste Natal, nós acreditamos também.

Concerto de Natal: 9ª Sinfonia de Beethoven

SP Chamber Orchestra e Orquestra ALMAI-SP

Regência: Giovanna Elias

Coral “a tempo” e Coral da Cidade de Santo André

Solistas: Denis Sedov, Paulo Mandarino, Juliana Taino e Maria Carla Pino

Gênero: música erudita

Duração: 75 minutos

Classificação: livre

Data: 19 de dezembro

Horário: 20h20

Ingressos: de R$ 40 a R4 200

Vendas antecipadas: https://teatrob32.byinti.com

Bilheteria:  segunda a sexta, das 14h às 18h, e 1 hora antes de cada evento

Teatro B32 | 490 lugares

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 3732. Itaim Bibi, São Paulo

Acessibilidade: Sim

Sobre Giovanna Elias

Pianista e regente, é a fundadora e diretora artística da SP Chamber Orchestra. É bacharel em regência pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente estuda piano com Olga Kopylova. Foi regente assistente no Musikverein de Viena

Já realizou performances com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Prague Philharmonia (República Tcheca), Wiener Festspiele (Áustria), Orquestra da Ópera de Baugé (França), Utrecht String Orchestra (Holanda), SP Chamber Orchestra, Orquestra de Câmara da ECA USP, Orquestra Sinfônica da UFPB, Orquestra de Sopros da USP, Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, Camerata Sinos Azuis, Orquestra Sinfônica Edmundo Villani Cortes e mais. Foi regente assistente no Musikverein de Viena (2023) e na Ópera de Baugè (2024), Orquestra de Câmara da ECA USP (OCAM) e Coral da ECA USP e regente da Orquestra de Sopros da USP.

Com o objetivo de difundir a prática da música de concerto fundou a SP Chamber Orchestra que proporciona a inclusão social e a democratização do acesso à música clássica. Com a orquestra realizou produções completas da ópera L’Elisir d’Amore de Gaetano Donizetti e cenas de óperas de Puccini (Madama Butterfly, Tosca, La Bohème, Turandot, Gianni Schicci), Verdi, Mozart, J. Strauss, Rossini; assim como repertório sinfônico com obras de Mahler (Lieder eines fahrenden Gesellen e o Adagietto da 5ª sinfonia), Tchaikovsky, Beethoven, Schubert, Mozart e mais.

Desde 2024, a SP Chamber Orchestra vem realizando concertos memoráveis no Teatro B32.

Sobre Denis Sedov

O renomado cantor de ópera, baixo-barítono Denis Sedov, colabora com o compositor Baruch Berliner e o produtor Nachum Slutzker desde 2024. O Sr. Sedov recebeu aclamação generalizada por sua interpretação da Nona Sinfonia de Beethoven na cerimônia de abertura dos XVIII Jogos Olímpicos de Inverno em Nagano, em 1998.

Como cantor principal convidado, ele cantou em produções nas principais casas de ópera do mundo, incluindo o Metropolitan Opera, La Scala, a Ópera de Paris e Covent Garden, além de se apresentar em teatros e salas de concerto em São Francisco, Barcelona, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Santiago, Tel Aviv e em cidades do Japão e da China.

Tendo colaborado com artistas renomados como Plácido Domingo, Yo-Yo Ma, Pierre Boulez, Riccardo Muti, Nicolai Ghiaurov, James Levine, Kurt Masur, Seiji Ozawa e Nani Bregvadze, o Sr. Sedov também participou de gravações para diversas gravadoras importantes, incluindo Deutsche Grammophon, Telarc e Naxos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo