O REPÓRTER visitou os gabinetes dos vereadores de Santo André para ouvi-los sobre as eleições 2026, quando, portanto, serão eleitos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República, assim, conversamos com Tiago Nogueira – PT, em seu terceiro mandato, o edil já sinalizou que, por enquanto, o único nome definido é do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva que será conduzido ao pleito para reeleição.
Inclusive, até seu nome ainda não tem futuro definido para 2026.
Fortalecer o PT
“O mais importante hoje é fortalecer alguns nomes que estão na cena regional e nacional do partido. Fazer uma boa campanha para o Lula, nosso candidato a governador, para senadores. Entretanto, o PT ainda está fazendo essa discussão. Por outro lado, não sei se eu sou candidato ou não, mas nós estamos debatendo internamente agora para que caminho o PT vai”, Tiago manteve o mistério quanto à sua possível candidatura.
Filiado ao PT desde 1982, Nogueira não poupou elogios ao correligionário Vicentinho, contudo, afirmou que o partido precisa se preocupar em aumentar sua representatividade.
“Acho o Vicentinho um excelente deputado. Do ponto de vista das pautas dos trabalhadores, talvez seja o deputado com maior envergadura no Congresso Nacional. Todavia, o PT perdeu o tamanho da bancada, portanto, acho que agora o partido tem que tentar fazer um esforço de aumentar a sua bancada regional no Congresso”, avalia o petista.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Santo André tem mais de 583 mil eleitores, por isso Tiago reiterou que o PT precisa conquistar outros redutos eleitorais.
Mais redutos
“Eu acho que o PT vai crescer, por isso, estou animado com a performance que estamos desenhando com o partido aqui na região, em Santo André, e estou acreditando muito na vitória do Lula, digo isso porque ganhamos em Mauá, em São Bernardo, em Diadema e em Rio Grande da Serra, porém, perdemos em Ribeirão Pires, São Caetano e Santo André. No entanto, acho que agora nós vamos ganhar em Santo André”, aposta o petista.
Para finalizar, Tiago comparou o poder econômico da região, entretanto, lamentou a baixa representatividade.
“Quando a gente olha o ABC parece um país, aliás, temos um Produto Interno Bruto – PIB maior do que o Uruguai. Indústria automobilística, indústria química muito forte, petroquímica, pneumática, etc. Então, temos uma força econômica que não é traduzida em representatividade, e isso é um problema”, lamenta o edil, que conclui:
“ O deputado se elege, teve muito voto aqui e não trabalhou aqui. Tem que ser da região e ter compromisso com a região”, pede o vereador.
CELSO M. RODRIGUES
