Os estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão Pública do Programa Faculdade Municipal São Bernardo, criada neste ano pelo governo do prefeito Marcelo Lima, apresentaram na noite de sexta-feira (14/11) trabalhos desenvolvidos neste semestre, o primeiro dos dois anos de curso. A mostra faz parte da edição 2025 da Expo São Judas, instituição parceira da Prefeitura responsável pela gestão pedagógica do Programa Faculdade Municipal.
Com foco em propostas voltadas às questões e desafios do município, os trabalhos evidenciam o compromisso da instituição com o desenvolvimento local e a formação cidadã. Os projetos foram desenvolvidos com base nos conteúdos abordados em sala de aula e refletem o comprometimento dos estudantes com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida em São Bernardo.
Responsável direto pela criação do Programa Faculdade Municipal, assim como do programa de intercâmbio internacional Conecta São Bernardo (para estudantes e agora também professores), entre outros, o prefeito Marcelo Lima esteve na instituição para conhecer os trabalhos dos alunos. Junto com os estudantes de Gestão Financeira e Marketing Digital, os grupos integram a primeira turma de 200 beneficiados, 50 em cada curso.
“Hoje é um dia muito especial para todos nós do governo, que tínhamos o sonho de oferecer uma faculdade gratuita para moradores de São Bernardo. Com trabalho e dedicação da nossa equipe transformamos o sonho em realidade. Um sonho que não era só nosso, mas também de vocês, que hoje estão aqui apresentando trabalhos, ou melhor, projetos fantásticos”, comentou o chefe do Executivo.
“E o que temos aqui é mais uma prova da capacidade de nossos moradores, que só precisam de oportunidades para mostrar todo esse talento. O resultado desse esforço coletivo reforça nossa convicção de que estamos no caminho certo. Parabéns aos alunos, aos professores e a toda a equipe da faculdade por nos ajudarem a fazer de um sonho uma realidade promissora”, completou.
*CAPACIDADE* – Segundo os professores responsáveis pela unidade curricular (disciplina) Tomada de Decisão dos dois cursos, Adalberto Mohai Szabo Júnior (Gestão Ambiental) e Maria de Lourdes P. Xavier (Gestão Pública), os trabalhos exigiram dos alunos que estudassem, fizessem uso do senso de criatividade e inovação e desenvolvessem a capacidade de resolver problemas, mediante o uso dos conceitos abordados.
Os profissionais apontam ainda que, em linhas gerais, os alunos estão sendo bem avaliados pelos docentes, pois têm cumprido as exigências curriculares com bastante qualidade e interesse em aprender. Também têm demonstrado, até agora, disposição inabalável em superar obstáculos para realizar o sonho de alcançar um diploma de nível superior.
“Esta primeira experiência foi muito prazerosa. Encontrei pessoas ansiosas e esperançosas sobre o Ensino Superior, e no decorrer do semestre fui percebendo que barreiras foram sendo quebradas por eles. A cada novo conteúdo iam entendendo e seus rostos mudavam. A expressão de ansiedade dava lugar a uma expressão de quem estava bem consigo mesmo, por entender o que era proposto. Hoje percebo mais ainda que a educação realmente muda e cria novas perspectivas”, disse a professora Maria de Lourdes.
Os alunos de Gestão Ambiental apresentaram, entre outros trabalhos: tijolo ambientalmente correto, produzido com resíduos recicláveis; pia ecologicamente correta, que permite a coleta do óleo de cozinha, evitando o descarte inadequado; proposta de uma lei que fomente a substituição de uma espécie de árvore existente em São Bernardo que mata abelhas, que são muito importantes para o meio ambiente, por serem animais polinizadores; e lixeira que tritura os resíduos orgânicos, para que possam ser usados na compostagem.
A mostra dos estudantes de Gestão Pública teve, entre outros trabalhos: garrafa térmica inteligente para estimular as crianças a beberem mais água; aplicativo voltado para o transporte escolar da rede pública de São Bernardo; suporte para garrafas plásticas descartáveis, alinhado à questão ecológica; camisetas customizadas feitas de diversos materiais; aplicativo de interação do morador com o serviço de saúde do município; e sistema de organização pessoal flexível e inteligente, que permite criar combinações únicas — como um verdadeiro “lego da organização”.
Logo após o encerramento das apresentações, em torno de 100 pessoas, entre alunos, familiares, professores e convidados, fizeram uma votação para escolher os três melhores de cada um dos dois cursos, que estão relacionados abaixo:
GESTÃO PÚBLICA – Cafeteira italiana elétrica inteligente (Smart Moka), design compacto, preparo programável e com segurança; aplicativo de Interação do morador com o serviço de Saúde do município; e aplicativo móvel acessível para combater a crescente crise de ansiedade e depressão.
GESTÃO AMBIENTAL – site através do qual as fontes geradoras de resíduos orgânicos podem agendar a retirada dos mesmos para que sejam destinados para compostagem, diminuindo a quantidade enviada aos aterros sanitários; criação de jardins de chuva em regiões onde costumam ocorrer enchentes, para viabilizar o escoamento da água; lixeira inteligente com diferentes compartimentos, nos quais os resíduos são depositados após o sistema identificar cada tipo e direcionar ao compartimento apropriado.
TURMAS 2026 – Vale lembrar que a Faculdade Municipal está com inscrições abertas para o vestibular 2026 até as 23h59 do próximo dia 19 de novembro. São 200 vagas, 50 para cada um dos quatro cursos: gestões Financeira, Ambiental e Pública e Marketing Digital. Mais informações e inscrições pelos links https://eventos.usjt.br/bolsasintegral-sao-judas-sbc e https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/faculdade-municipal- sbc.html.
