CulturaHome

Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene

Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras

De maneira muito lúdica e encantadora, a Cia. do Desejo apresenta para a criançada a cozinha afro-indígena-brasileira no infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene, que estreia em uma curtíssima temporada gratuita  pela Grande São Paulo. O elenco traz Aline Machado, Aryani Marciano, Beth Sousa, Darília Ferreira, Helena Menezes e Ingrid Alecrim.

O espetáculo passa pelo Espaço Cultural Arte em Construção (18/11, às 15h), na Cidade Tiradentes; pelo Espaço Chico Mendes (30/11, às 11h), em São Caetano do Sul; e pelo Cine Theatro Carlos Gomes (9/12, às 15h), em Santo André.

Toda a história é contada através do olhar generoso da exímia cozinheira Irene. Sua cozinha e as histórias que ali se passam resgatam memórias gustativas: bolo de fubá com goiabada, pão mergulhado no café com leite, laranja descascada e oferecida pela avó. Nas infâncias (de quem é criança e de quem foi) mora uma relação íntima com os sabores do Brasil, estes desbravados na peça através de visitas e jantares espetaculares servidos a diferentes figuras que comem à mesa de Dona Irene, cena após cena.

Segredo entre nós, os convidados que desdenham da boa comida brasileira acabam virando alvo das travessuras do pequeno aprendiz de Irene: ele coloca um dos temperos especiais da cozinheira na bebida dos convidados, que se transformam em gatos domésticos, pobrezinhos! (Mas cá entre nós, não se desdenha de uma boa comida caseira preparada com carinho).

Na mesma cozinha, meninos brincalhões fazem uma invasão, prontos para levar até o último grão de canela, mas a dona, que conhece a fome assoladora do terreiro Brasil, dá de comer àquelas barrigas que estão cheias dos roncos violentos do vazio. Afetuosa, sensível e carinhosa, a protagonista da peça e inspiração deste projeto traz histórias de ingredientes coloridos e receitas aconchegantes para temperar nosso cenário artístico-cultural, histórias aqui voltadas para as crianças pequenas e grandes.

Sobre a concepção

 A criação celebra a cultura afro-brasileira por meio da culinária ancestral – das receitas passadas como histórias: de geração em geração. Ao destacar essas práticas ancestrais, o espetáculo promove o reconhecimento e a valorização da influência africana na formação da gastronomia brasileira, dando destaque às técnicas, ingredientes e sabores únicos transmitidos ao longo do tempo e constituintes da identidade de todos que habitam este terreiro Brasil. Heranças preciosas de serem inaladas e comidas.

Histórico da Cia

A Cia. do Despejo é um coletivo de mulheres majoritariamente negras, originado em 2016, que pesquisa o teatro colaborativo, gestual e as linguagens corporal e narrativa de mulheres urbanas brasileiras, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade. Sua investigação em teatro físico envolve as danças gestual e de matrizes afro, a cultura tradicional afro-brasileira e o estudo de máscaras expressivas. Sobre as mulheres, há foco no resgate a heranças afrodiaspóricas e, prioritariamente, em suas capacidades de emancipação e transformação da realidade social. A Cia atua há 09 anos oferecendo espetáculos teatrais, rodas de conversa e oficinas principalmente em equipamentos públicos da cidade de São Paulo e cidades do Grande ABC.

Ficha técnica

Encenação: Martinha Soares

Dramaturgia e assistente de direção: Felipe Dias Batista

Elenco: Aline Machado, Aryani Marciano, Beth Sousa, Darília Ferreira, Helena Menezes e Ingrid Alecrim

Composição musical: Aline Machado, Aryani Marciano, Beth Sousa e Helena Menezes

Orientação musical: Luciana Félix

Orientação de Composição: Aline Machado

Orientação física e de comicidade: Bárbara Salomé e Cibele Mateus

Figurinos e cenários: Maria Ezou

Iluminador: André Mutton

Técnica de som: Bruna Moreti

Direção de Produção: Ingrid Alecrim

Produção Executiva: Fernanda Pedreira

Mídias sociais: Miguel Estevão

Sinopse

Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene é um espetáculo para todas as idades que convida o público a reviver memórias afetivas e sabores da infância brasileira, por meio das histórias, músicas, brincadeiras e receitas da carismática cozinheira Irene, em sua acolhedora cozinha.

 

Serviço

Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene

Ingressos: Grátis

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

 

18/11, às 15h – Espaço Cultural Arte em Construção – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP

 

30/11, às 11h – Espaço Chico Mendes – Av. Fernando Simonsen, 566 – São José, São Caetano do Sul – SP

 

9/12, às 15h – Cine Theatro Carlos Gomes – R. Sen. Flaquer, 110 – Centro, Santo André – SP

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo