Escritórios jurídicos especializados na solução de demandas voltadas ao mercado gamer ganham força e consolidação na capital paulista
Comprometimento, resultados positivos e operações empresariais. Assim se posiciona um dos principais escritórios jurídicos do país voltados à solução de demandas para games e e-Sports.
Uma pesquisa realizada pela Games Brasil em 2024 apontou que ao menos 73,9% dos brasileiros possuem o hábito diário e semanal de jogar alguma modalidade. Dados como esses dão espaço ao desenvolvimento de novas oportunidades e expansão do setor.
Manuela Oliveira, sócia do escritório Marques & Oliveira Advogados, parceira da equipe Imperial Sports, decidiu atuar na área com o propósito de unir a paixão vivenciada no universo gamer aos negócios. “Sempre busco oferecer resultados satisfatórios e efetivos às questões propostas através de soluções jurídicas inovadoras sem se desviar dos princípios éticos que moldam a formação”.
No início, Manuela, junto aos demais sócios enfrentaram desafios, mas, após ter a oportunidade de advogar ao lado de um dos principais players da indústria, se viu obrigada a buscar novas estratégias. A experiência em realizar demandas cíveis e trabalhistas ao atleta de Counter Strike FalleN foi tão positiva que logo Manuela optou por buscar novas oportunidades, ampliando a participação nos eventos do setor.
Logo achou que aquela seria uma das tarefas mais desafiadoras da carreira. “Geralmente são feitos contratos de trabalho com atletas, com as regras que devem ser seguidas durante o tempo de duração do contrato e contém a famosa multa pela rescisão antecipada, quando o jogador vai para outra organização, geralmente a organização negocia e paga a multa ou o atleta resolve sair antes de terminar o prazo do contrato e fica Free Agent”, compartilhou a experiência.
Após certo período, Manuela, se surpreendeu com tamanha facilidade e expertise, para se dedicar mais ao universo dos games e-Sports, se tornou parceira da equipe Imperial Sports. O aprimoramento constante proporcionou novas experiências ligadas à proteção da propriedade intelectual, questões relacionadas à privacidade e segurança, resolução de disputas e regulamentos.
Com alto número de demandas, em 2024 Manuela se uniu a um amigo que também compartilha do mesmo propósito e objetivo. “É crucial reconhecer que, embora tenhamos dado um grande passo para frente, ainda existem desafios a serem superados. A implementação efetiva da lei e a garantia de que as regulamentações não sufocam a criatividade e o dinamismo que são a essência dos jogos eletrônicos são preocupações que devemos manter no radar. O diálogo contínuo entre legisladores, a comunidade gamer e os profissionais do direito é fundamental para que possamos colher os frutos deste novo marco legal, sem perder de vista os valores de liberdade e inovação que tanto prezamos”.
Hoje, Manuela, é uma das principais advogadas do setor no mercado nacional, o escritório Marques e Oliveira Advogados, realiza um alto número de demandas contratuais no mês, prestando atendimento a equipes de e-Sports renomadas como por exemplo BH Hunters. “O principal desafio foi mostrar a importância da segurança jurídica para as os times. E comprovar que assim como qualquer outra empresa há sérios riscos que podem ser enfrentados. Os desafios no mercado de jogos eletrônicos incluem a necessidade de acompanhar a rapidez das mudanças tecnológicas e regulatórias, lidar com as lacunas na legislação específica para o setor, proteger a Propriedade Intelectual em um ambiente global e digital; formalizar relações de trabalho e contratos com pro-players, streamers e desenvolvedores de forma complexa, combater a cibersegurança e fraudes que afetam jogadores e empresas; gerenciar comportamentos tóxicos online nas comunidades, e, por fim, manter a sustentabilidade financeira em um mercado altamente competitivo”.
