O Filme Acordo Com Lampião? Só na Boca do fuzil!”, do cineasta Diademense, radicado em São Bernardo, Marcelo Felipe Sampaio, está concorrendo ao Troféu Cacto de Ouro 2025 em oito categorias. A premiação vai acontecer entre os dias 3 e 7 de dezembro, na cidade de Floriano, no Piauí, durante o 19º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, quando serão premiados os melhores filmes do Encontro em cada categoria, assim como o melhor diretor, melhor roteiro, melhor figurino, trilha sonora, dentre outras modalidades.
E o documentário paulista “Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil”, com direção do cineasta Marcelo Felipe Sampaio e roteiro do jornalista Moacir Assunção, foi indicado ao prêmio Cacto de Ouro em 8 categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor: Marcelo Felipe Sampaio; Melhor Roteiro: Moacir Assunção; Melhor Atriz: Maria Manoella (Atriz que esta no elenco do ganhador do Oscar – Ainda Estou Aqui); Melhor Fotografia: Marcelo Felipe Sampaio; Melhor Direção de Arte: Diego Marcato; Melhor Montagem: Marcelo Felipe Sampaio e Melhor Trilha Sonora: Lúcio Maia, Marcello Gabbay e Tuco Barini.
O filme conta a história dos Nazarenos, moradores do distrito de Nazaré do Pico, cidade de Floresta (PE), que enfrentaram Lampião, a Coluna Prestes e a polícia de Pernambuco nos primeiros anos do século XX. Eram os únicos combatentes que Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1897-1938) temia, tanto que tentou por várias vezes fazer acordos de paz com eles, recebendo de volta a frase-título deste documentário: “Acordo Com Lampião Só Na Boca do Fuzil.”
Segundo o cineasta Marcelo Felipe Sampaio, Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil! é uma viagem ao mundo do cangaço, que conta a história dos Nazarenos, os únicos homens que Lampião realmente temia. “Ter sido indicado em 8 categorias num dos maiores festivais de cinema do nordeste é uma grande hora para a produção do nosso filme. Viva o cinema independente”, ressaltou.
Ficha Técnica
Direção, montagem e cinematografia: MARCELO FELIPE SAMPAIO.
Roteiro: MOACIR ASSUNÇÃO.
Direção de arte: DIEGO MARCATO.
Desenhos: ALEXANDRE BARASINO.
Trilha sonora original: LUCIO MAIA, TUCO BARINI e MARCELLO GABBAY.
Color Grading: FABIO GUSMÃO. sound design:
TUCO BARINI.
Narrado por: ED OLIVEIRA e MARIA MANOELLA.
Baseado no livro: OS HOMENS QUE MATARAM O FACÍNORA. (Editora – REALEJO).
O documentário, que pode ser assistido na Amazon Prime Video, Google Play, AppleTv e YouTube, está concorrendo ao prêmio com outros filmes como do ator Reginaldo Faria e do seu filho e diretor Regis Faria e a atriz Vanessa Gerbelli, além do ator Pedro Paulley.

