O compromisso do prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, de zerar a lista de espera das creches, vem se concretizando desde agosto. É que, desde aquele mês, a Administração municipal não registrou mais nenhum pedido, via liminar, de pais ou responsáveis para matricular crianças em creches – um reflexo direto das readequações administrativas que começaram a ser realizadas pela Secretaria de Educação para atender a todas demandas. Para melhorar ainda mais este cenário, no começo de novembro, Taka anunciou o fim da lista de espera por vaga em 2026.
“Estamos zerando a fila graças a um trabalho de reorganização, novos chamamentos e horários estendidos para que as famílias possam ter tempo e condições de trabalhar e as crianças tenham o atendimento que merecem, um futuro melhor e uma educação de ponta”, declarou o prefeito em 3 de novembro, quando foi feito o anúncio.
Serão 4 mil novas matrículas. A demanda será atendida por chamamento público para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), atendendo à demanda conforme a ordem da lista de espera e a região da cidade.
Duas das instituições selecionadas terão a obrigatoriedade de operar com horário estendido (das 7h às 19h), sendo uma na região do Eldorado/Inamar, e uma no Serraria/Conceição/Centro. As vagas ofertadas serão distribuídas da seguinte forma: 45% para berçário, 35% para minigrupo e 20% para maternal.
Também foram anunciadas novas creches, em locais a serem definidos de acordo com a demanda e estudos realizados pela Secretaria de Educação.
INSCRIÇÕES ATÉ DIA 14 – Pais e responsáveis devem ficar atentos ao período de inscrições, que segue até o dia 14 de novembro e podem ser feitas em qualquer unidade. O acompanhamento é pelo portal da Educação.
Texto: Alvaro Bodas
Fotos: Mauro Pedroso
