População de São Bernardo atesta melhorias na qualidade do transporte público e pontos de parada
Usuários do sistema elogiam novos ônibus e reforma dos abrigos de veículos municipais; programa já modernizou mais de 1.200 pontos de parada em toda a cidade
O avanço na modernização do transporte público de São Bernardo vem sendo percebido e aprovado pelos usuários que utilizam diariamente o sistema municipal. Além da renovação da frota, com 85 novos ônibus entregues até agora em 2025, a Prefeitura segue com um amplo programa de requalificação dos abrigos de ônibus, que já alcançou mais de 1.200 pontos em diferentes regiões da cidade.
Os novos abrigos seguem um padrão moderno e acessível, com estruturas que oferecem mais conforto e segurança à população. Entre os diferenciais estão os espaços adaptados para PCDs (Pessoas com Deficiência), painéis informativos sobre as linhas, iluminação reforçada e QR Code que permite o acesso rápido ao aplicativo de horários em tempo real. Dez destes pontos contam ainda com o Mupi (Mobiliário Urbano para Informação), equipamento que reúne dados e publicidade de forma integrada. Em locais de maior circulação, como o Paço Municipal, a Rua Jurubatuba (Terminal João Setti) e o Sacolão Saúde (Rua Tapajós), os abrigos dispõem de Wi-Fi gratuito.
A melhoria é sentida diretamente pelos usuários, como Karen Ferreira, de 19 anos, moradora do bairro Alvarenga, que utiliza o transporte municipal para ir ao Centro e à região do comércio local. “Eu acho que é bom, está bem melhor. Os ônibus novos estão mais bonitos e confortáveis”, avaliou.
Já Francisco Jackson, que mora no Parque Imigrantes e utiliza o transporte público diariamente para se deslocar ao trabalho no Rudge Ramos, destacou as melhorias no conforto e na estrutura dos veículos e pontos. “Os ônibus melhoraram bastante. Tinham uns mais velhos que foram trocados e agora o conforto é outro. Os assentos, o ar-condicionado, a estabilidade, tudo isso faz diferença para o trabalhador”, comentou.
ENTREVISTAS – As declarações foram colhidas na parada da Praça Samuel Sabatini, uma das principais da cidade e que passou por completa modernização dentro do programa de revitalização dos abrigos de ônibus. O local possui grande movimentação do público, que vê a mudança de forma positiva.
Além da infraestrutura, a Prefeitura vem ampliando o investimento em novos veículos. A mais recente entrega foi de 10 novos ônibus que passaram a operar na Linha 03 – São Pedro/Taboão, somando 85 veículos renovados neste ano, com a meta de atingir 108 novos veículos até dezembro. Cada novo veículo é equipado com ar-condicionado, tomadas USB em todas as fileiras, Wi-Fi gratuito, vidros com proteção UV, câmeras de monitoramento e elevadores de acessibilidade. Com capacidade para 73 passageiros, os ônibus contam com motores de nova geração, menos poluentes e mais eficientes.
MUITO ALÉM DA TROCA – De acordo com o prefeito Marcelo Lima, a modernização do transporte público vai muito além da troca de veículos. “Esse trabalho é parte de uma política ampla de valorização do transporte coletivo e da mobilidade urbana. Envolve desde a entrega dos novos ônibus e abrigos até o avanço do Programa Minha Rua Nova, que já recuperou mais de 300 vias em toda a cidade. O objetivo é garantir qualidade, segurança e conforto para todos que utilizam o transporte público em São Bernardo”, pontuou.
O plano de modernização dos abrigos segue em andamento, com a avaliação de regiões contempladas. Já os novos ônibus estão sendo entregues gradativamente, a partir de um estudo realizado pela Secretaria de Concessões e Parcerias, que realiza um trabalho constante de demanda e fomento ao transporte público por região.
